RSAS

PORTO ALEGRE – CENTRO PROFISSIONAL GRÁFICO

PORTO ALEGRE – CENTRO PROFISSIONAL GRÁFICO

O Centro Profissional Gráfico-Salesiano, é uma Obra Social dos Salesianos da Inspetoria de Porto Alegre, mantido pela Casa do Pequeno Operário e Gráfica Dom Bosco. Através dele é proporcionado a jovens de classes populares, o curso de Treinamento em Artes Gráficas. Como condição, os jovens devem ter a idade de 15 a 18 anos e devem estar cursando a 8ª série do Ensino Fundamental e/ou cursando ou tendo cursado do Ensino Médio.

O curso oferecido pelo CPG tem duração de um ano(800horas/aula). Com seus ambientes e parque gráfico, está em condições de acolher, acompanhar e qualificar 60 jovens, distribuídos em cinco turmas de seis educandos: 30 no turno da manhã e 30 no turno da tarde. Os cursistas tem aulas teóricas, práticas e formação humana e cristã. O curso é totalmente gratuito.

O conteúdo programático é dividido em cinco oficinas, nas quais se oferece suporte técnico capaz de levar o/a jovem a uma aprendizagem dinâmica e progressiva:

Oficina 1: Criação e arte. É o lugar onde nascem as idéias. Esta oficina oferece ao jovem conhecimento de técnicas de desenho gráfico, pintura, layout de cartões, cadernos, blocos e embalagens;
Oficina 2: Editoração eletrônica. É a oficina responsável pela arte final do impresso. Nela aprende-se a trabalhar com aplicativos utilizados na produção gráfica para a edição e diagramação de textos, confecção de panfletos, livros, revistas, folders, mala-direta, cartões de visita…
Oficina 3: Montagem: o objetivo desta oficina é treinar e capacitar o jovem para que possa desenvolver com precisão, cuidado e agilidade tudo que compete a esta etapa de produção gráfica, ou seja, montar, copiar e revelar chapas;
Oficina 4: Impressão offset e tipográfica. Buscam-se formas para melhorar o desenvolvimento das habilidades dos jovens quanto a operacionalidade e treinamento nas máquinas.
Oficina 5: Acabamento e encadernação: procura-se aprimorar as habilidades manuais dos jovens para que o produto final atinja com qualidade e eficiência o padrão desejado.

Fundado em 1996, o CPG procura “formar honestos cidadãos e bons cristãos”. Muitos caminhos já foram percorridos, e o carisma de Dom Bosco sempre foi o pilar desta caminhada.

Centro Profissional Gráfico-Salesiano
Rua Dr. Eduardo Chartier, 360
Higienópolis,
90520-100 Porto Alegre – RS
(021) 51.3341-2044
Fax (021) 51.3341-3396
Autor das fotos: L. Newton Juliano Klechowicz

Galeria de Imagens
Comentários

13 comentários em “PORTO ALEGRE – CENTRO PROFISSIONAL GRÁFICO

Alessandro.Lemes (de gravatai) disse...

11/02/2006 às 0:00

oi gente tudo bem ai com vc. aqui e um ex aluno. queria mandar beijos e abraços para vcs

Responder

Luana Nunes dos Santos (de POA) disse...

02/01/2007 às 0:00

oi fui aluna em 2004 baita saudade d vcs. bjus p os profs do meu tmpo Glaci, evileide, jorge,rosvita e roberto. ex alunos d 2004 entrem em contato comigo: luly.lupita@brturbo.com.br

Responder

tiago rodrigues (de alvorada) disse...

01/02/2007 às 0:00

fui aluno de 2006 e é um lugar muto bom de comviver com alunos
beijos educadores de 2006 saudades de todos

Responder

Kathleen Rauter (de Canoas) disse...

19/03/2007 às 0:00

Que saudades que eu sinto desse ambiente, tenho certeza que o cpg-s vai estar sempre nos corações de todos os alunos que já passaram por lá, amoooo todos vocês, seu joão o senhor é como um pai pra mim, jamais vou esquecer a força que me deram quando passei por um momento difícil, obrigada por me ensinarem que o jovem tem sim o seu lugar na sociedadee um desses lugares é o cpg. fui aluna em 2005 e ajudei na ajs até metade do ano de 2006, e é muito prazeroso dizer que já estudei aí. Bjuxs a todos que já foram filhos de dom bosco e continuarão sendo pra sempre, e sejam bem vindos os novos desse ano de 2007.

Responder

Cassiane Theodoro Rodrigues (de Porto Alegre) disse...

01/07/2008 às 0:00

Estou esse ano aqui,quero dizer que é um dos melhores da minha vida!!!!!
AMO MUITO TUDO ISSO
bJINHUSSSSS

Responder

Renata Nunes (de Alvorada) disse...

06/03/2009 às 0:00

Oi pessoal fui aluna em 2003 e tenho que dizer que foi o melhor ano da minha vida!
Então para os alunos de 2009 aproveitem cada dia pois podem ter certeza que o que vocês vão aprender e viver com os educadores e a direção vai se uma experiencia unica na vida de vocês!!!!
Obrigado aos educadores que me fizeram enchergar a vida de uma maneira diferente com certeza vocês influenciaram e muito para a pessoa que sou hoje,cada vez que eu penso no pessoal me da um aperto no peito da saudade que sinto e isso é bom por que agente só sente saudade daquilo que é bom e isso ai não é bom é maravilhoso.
Beijos a todos educadores e direção.
Aos alunos pensem bem no que eu disse e aproveitem.

Renata Corrêa Nunes
Aluna 2003

Responder

Patrick (de São Paulo) disse...

16/07/2009 às 0:00

Olá pessoal.
Fui aluno da primeira turma em 1996 e o curso foi parte importante da minha formação. Hoje moro em SP, sou executivo de uma multicional do varejo presente em mais de 30 países e com mais de 500 mil funcionários no mundo.Fatura mais de 20 bilhões de reais no Brasil e mais de 120 bilhões de euros em todo o mundo.Sou graduado em Administração de empresas com MBA em gestão estratégica de negócios. Posso dizer a vocês alunos – aproveitem essa grande oportunidade, pois ela é única e vai aparecer poucas vezes na vida de vocês. Agradeço ao professor Edemar Carneiro ( e seu belo livro ”O ESPINILHO FLORIDO”) que tenho até hoje e ao antigo diretor do curso que não lembro o nome.

Responder

Fernanda da Silva Soares (de Alvorada) disse...

18/07/2009 às 0:00

Olá peesoal, fui aluna de 2003 gostei muito de fazer este curso e tirei muito proveito dele. Aproveitem o máximo que puderem pois não é sempre que aparecem oportunidades assim em nossas vidas. Beijos aos professores da minha época:Ari,Jorge,Glaci,Adriane,Carla e secretária Sandra.

Responder

Juliana Dias (de Gravataí) disse...

01/07/2010 às 0:00

Olá pessoal. Fui aluna em 2001, um bom tempinho já faz e olhando estas fotos me deu uma saudade da minha turma e resolvi escrver para registrar uma idéia. Gostaria que fosse colocada fotos de turmas de anos passados para relembrarmos e matarmos as saudades. Beijos a todos e aproveitem pois é um exelente curso.

Responder

Graziela Rodrigues da Silva (de alvorada) disse...

28/02/2011 às 0:00

Muitas saudades do CPG dos colegas e dos educandos. O ano de 2005 em que cursei o curso me marcou muito, muitas saudades da minha segunda família. Um grande abraço a todos!

Responder

GRACIELE (de GRAVATAI) disse...

09/03/2012 às 0:00

QUERIA VER ALGUMAS FOTOS PARA MATAR UM POUCO AS SAUDADES DOS EX COLEGAS 2007.BJOS

Responder

Jainara Souza (de Alvorada) disse...

21/05/2012 às 0:00

Pessoal fui aluna em 2003, turma J turno tarde. Foi um ano maravilhoso, toda a convivência e aprendizado, é uma coisa única!! Hoje tenho encontrado alguns ex colegas e educadores e me sinto muito feliz por ter participado de tudo isso. É uma experiência única!!! Aproveitem jovens educandos. Muitas saudades do pessoal daquela época!!!

Responder

Vinicios bandasz disse...

03/09/2013 às 21:44

O cpg foi uma das melhores coisas que aconteceram na minhza vida fiz muitos amigos de verdade. E gostaria muito de poder reencontró-los novameente. Sinto muita saudade de todos aqueles momentos de reflexão ate dos ximgoes do seu joao .fui aluno e m 2006. E foi o melhor ano da minha vida

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>