Sintonia Online

Curitiba – ISAS-PROVIM – 02/08/06 – ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO FUNDADOR PADRE ANTÔNIO CAVOLI,SDB.

Curitiba – ISAS-PROVIM – 02/08/06 – ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO FUNDADOR PADRE ANTÔNIO CAVOLI,SDB.

     Padre Cavoli nasceu no ano de  1888, coincidentemente no mesmo ano do falecimento de Dom Bosco, e ambos são muito parecidos na coragem, na  garra, no heroismo, no amor, na santidade !!! 
     Padre Cavoli pertencia à primeira expedição missionária Salesiana que partiram rumo ao Japão no dia  19 de dezembro de 1925, liderado pelo Dom Vicente Cimatti, juntamente com um grupo de 9 missionários salesianos.   As palavras do Dom Filipe Rinaldi, então Reitor-Mor na época foram como uma marca indelével para toda a vida : “O Japão possui um nível de  cultura muito elevada, mas não conhece a Cristo e o seu Evangelho. Se vocês quiserem conquistar o coração desse povo, o caminho é a CARIDADE .” 
     Em fevereiro de 1926, os missionários chegaram à  Miyazaki, e de imediato iniciaram as obras de caridade especialmente junto aos pobres.  O povo japonês deixaram se conquistar pela caridade testemunhado por esses bravos missionários e aos poucos aumentava o número das mulheres voluntárias para auxiliar as obras sociais. Nessa época, o Papa Pio XI promulgava a Encíclica “Rerum Eclesiae” sobre a fundação de Congregações Religiosas Nativas e o Padre Cimatti  que foi Inspirado nessa encíclica do Papa, achou que seria essa a solução para todos os desafios atuais e futuras da obra. Assim Padre Cimatti passou a aconselhar o Padre Cavoli para fundar uma Congregação Feminina, que por duas vezes foi recusado obteve um “não”. Enfim após muito rezar e refletir Padre Cavoli acabou por aceitar, respondendo com estas palavras de São Pedro : “A tua palavra, lançarei a rede.” Assim, muitas das senhoras católicas que aceitaram o convite do Padre Cavoli iniciaram as fases de formação para a vida religiosa, uma delas a Irmã Maria Taki Ossafune, a primeira irmã e superiora geral da  Congregação.  Em 15 de agosto de 1937, a Congregação foi oficialmente reconhecida pela Igreja de Roma, e o Padre Cavoli deu  à Congregação o nome de Congregação das Irmãs da Caridade( Caritas ) de Miyazaki.
     Nos últimos 10 anos da  vida, Padre Cavoli  lutou contra as doenças da cardiopatia, diabete, hipertensão, trombose, e  durante a luta  multiplicava as orações pela Congregação, rezava o terço, sempre possuía palavras de animo e de coragem para todos, com um coração de pai dizia: “Buscai a santidade, empenha-vos na salvação das almas. São muitos que procuram a salvação. Coragem !” Em meio aos sofrimentos  repetia : “Seja feito a tua vontade”  No dia 22 de novembro, partiu para a casa do Pai  DIZENDO : “ A promessa que fiz a Jesus realizou-se, muito bem.”  Faleceu com 84 anos. 
     A longa vida do Pe. Cavoli , vivida com amor ardente nas alegria e nos grandes sofrimentos, foi uma oferta contínua ao Sagrado Coração de Jesus. As sementes que foram plantadas no terreno de Miyazaki, cresceram maravilhosamente, produzindo belíssimos e maravilhosos frutos da caridade em várias partes do mundo, hoje presente em 11 nações : Japão, Coréia, Filipinas, Austrária, Papua Nova Guiné,  Itália, Alemanha, EUA, Brasil, Peru e Bolívia.

Galeria de Imagens
Comentários

3 comentários em “Curitiba – ISAS-PROVIM – 02/08/06 – ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DO FUNDADOR PADRE ANTÔNIO CAVOLI,SDB.

Ir. Matilde Tiemi Makiyama (de São Paulo) disse...

03/08/2006 às 0:00

Sim! Dia 4 estaremos em clima de Festa comemorando o aniversário de nosso Fundador Pe. Antônio Cavoli. Ele continua vivo através de nossa missão, entre as crianças, jovens e educadores também da Escola Caritas.
Viva o Pe. Cavoli!!!

Responder

Irma Maria Sonia dos Santos (de São Paulo) disse...

28/08/2009 às 0:00

Por meio desta faço um convite aos jovens queiram conhecer-nos de perto
nossa missão de anunciar e ser presença no meio do povo de modo especial dos mais necessitados, crianças jovens e anciãos . Ser presença viva de Jesus no meio deles.
eis nossa grande missão. Sou uma pessoa relaizada na minha vocaçao .
Maria Auxiliadora Rogai por nós…

Responder

eliana (de pitangueiras sp) disse...

10/11/2010 às 0:00

padre cavoli foi um ser especial em sua missao, gostaria de saber mais sobre ele,pois tenho o mesmo sobrenome e meus avos vieram da italia

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>