Sintonia Online

Itajai – Parque Dom Bosco – 31/07/06 – Curso de Costura Industrial do Parque Dom Bosco insere mulheres no mercado de trabalho

Itajai – Parque Dom Bosco – 31/07/06 – Curso de Costura Industrial do Parque Dom Bosco insere mulheres no mercado de trabalho

     Nair afirma que o campo de trabalho é bom e amplo e apresenta uma grande carência de mão de obra qualificada. No primeiro semestre desse ano o curso formou 15 mulheres que foram encaminhadas para o mercado “Muitas facções e confecções da área de costura industrial têm nos contatado para possíveis encaminhamentos”, declara.
     A instituição não possui registro oficial do número de contratações nos últimos anos, mas a instrutora garante que havendo interesse por parte das alunas todas conseguem espaço no mercado. “Estou feliz por poder encaminhar as alunas para irem trabalhar, e por meu trabalho ter continuidade. Não apenas treinar alguém, mas possibilitar aos alunos um trabalho digno”. 
     A instrutora trabalha na instituição desde 1990 e mantém um vínculo de companheirismo muito grande com as alunas conforme depoimento de Elenir dos Santos, formanda da turma do primeiro semestre desse ano. “A professora Nair é uma pessoa excelente, amiga. Todas nós do grupo trabalhamos como uma célula. Umas ajudando as outras. Isso me surpreendeu muito”.
      Elenir diz sentir-se muito feliz e realizada. Nunca imaginou que seria capaz de dominar uma máquina e, no entanto, segundo ela, faz coisas lindas. “Depois do produto pronto nem acredito que foi eu quem fiz”.
     A aluna descreve que o primeiro contato com a máquina foi horrível. “Parecia que a máquina iria devorar o pano junto comigo. Na primeira semana eu queria desistir. Então a professora falou que tudo em nossa vida depende de perseverança. Ela explicou que não era só na costura, mas em tudo o que fazemos. Foi então que levei o curso adiante e com mais confiança”, declara Elenir.
     Como acontece com a maioria das alunas Elenir também foi encaminhada para o mercado de trabalho e agora é uma profissional da área.
     O curso de Costura Industrial faz parte do Programa de Qualificação Profissional do Parque Dom Bosco que tem como missão acolher, educar, promover e qualificar adultos na vivência do sistema preventivo de Dom Bosco, além de qualificá-los para o mercado de trabalho.
     O coordenador pedagógico, Giovani Félix, explica que a visão desse programa é ser referência no trabalho social com adultos, tendo em vista a formação integral com qualificação profissional, visando o protagonismo e a cidadania.

Informações adicionais:
Carlota Medeiros – Jornalista Responsável – Registro SC 02593 – JP
Setor de Comunicação, Eventos e Captação de Recursos
tel.: (47) 3344-9102 (47) 9914-9548 e-mail carlota@parquedombosco.org.br
Rua Brusque, 1333-Bairro Dom Bosco – Itajaí – SC

Galeria de Imagens
Comentários

3 comentários em “Itajai – Parque Dom Bosco – 31/07/06 – Curso de Costura Industrial do Parque Dom Bosco insere mulheres no mercado de trabalho

joelma oliveira (de guaiba) disse...

07/01/2011 às 0:00

Olá!Estou a procura de um curso de corte e costura,visitei o site de vocês e achei bem interessante,gostaria se possivel que me enviassem as datas,valores e horários dos cursos.desde já agradeço pela atenção!

Responder

andrea rosero (de itajaí) disse...

14/01/2011 às 0:00

gostaría muito de entrar nos cursos, quais os custos e horarios por favor??

Responder

Dayane disse...

11/02/2014 às 20:09

Gostaria de saber se tem curso de corte e costura pra esse ano? qnto custa?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>