Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 03 a 31/08/06 – Meu olhar, meu lugar é tema do documentário produzido por alunos

Itajaí – Parque Dom Bosco – 03 a 31/08/06 – Meu olhar, meu lugar é tema do documentário produzido por alunos

     Essa é uma parceria entre o Serviço Social do Comércio – SESC e o Parque Dom Bosco e beneficia 15 alunos da instituição com idade entre 12 e 15 anos.
     O Projeto que iniciou no dia três de agosto foi dividido em duas etapas e produzirá um documentário de aproximadamente 15 minutos com ênfase na valorização do lugar em que se vive. Até o momento foram realizados seis encontros nos quais os educandos participaram de aulas teóricas e práticas.
     Os encontros totalizam 20 horas e proporcionam aos integrantes contato com um contador de história da região que desenvolve atividades lúdicas dentro da oficina e  trabalha com o grupo noções básicas sobre artes cênicas. Ainda na primeira fase a equipe trabalha com uma seleção de curtas-metragens e ensina noções básicas sobre a produção, o roteiro e os equipamentos.
     A ação conta com duas câmeras, uma, que fica nas mãos dos adolescentes, e, outra, nas mãos das oficineiras, que documentam todo o processo. Nessa fase todos saem às ruas para a gravação de entrevistas e cenas para o documentário, na próxima os alunos auxiliarão na edição do documentário.
     O Técnico de Cultura e Turismo Social do Sesc, Marcelo Morais, esclarece que os profissionais transmitem aos alunos técnicas sobre a narrativa de histórias que ajudarão na construção do documentário. “A proposta do projeto é desenvolver um programa com adolescentes visando estimular a criatividade e incentivar a integração do grupo. Promover o conhecimento em relação ao meio audiovisual e às formas de como contar e construir uma história”.
    
Para a realização do projeto, o Sesc disponibilizou todo o equipamento utilizado no processo além de três profissionais. Entre eles, Kátia Klock, da Ong Comunica, com experiência de 17 anos com produção audiovisual. Além de ser Roteirista e diretora de documentários em 2006 ela foi assessora de comunicação da exposição “Entre, a obra está aberta”, de Amélia Toledo. Kátia também é editora da Revista Cartaz. Ainda consta no currículo da profissional a direção, roteiro e montagem do documentário Orquestra Mediterrânea para o SESC de São Paulo em 2005 e a pesquisa e produção do documentário Modernos do Sul em 2004. 

O quê: Documentário - Vídeo e Cidadania
Tema: Ação Meu olhar, Meu lugar
Parceria: Parque Dom Bosco e Serviço Social do Comércio – SESC
Profissionais envolvidos: Marcelo Morais – Técnico de Cultura e Turismo Social / Kátia Klock, da Ong Comunica e editora da Revista Cartaz
Quando: 31 de agosto e 1º de setembro
Horário: 13h30
Local: auditório do Parque Dom Bosco e SESC

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>