Sintonia Online

Curitiba – Guaraqueçaba – 13 a 28/01/07 – Projeto Missionário em Guaraqueçaba!

Curitiba – Guaraqueçaba – 13 a 28/01/07 – Projeto Missionário em Guaraqueçaba!

     De vista as Serras, em longas caminhadas encobertos de forte sol ou pisando muita lama, o grupo compartilhou das experiências dos moradores locais. Após toda a expectativa, era hora de estar na realidade daquela gente trabalhadora e sofrida, que tira da água e da terra seu sustento e sua esperança de dias melhores.
     A Missão aconteceu em três comunidades próximas: Ipanema, Salto Morato e Rio do Cedro. Bênçãos e desafios essas comunidades encontram a cada dia, porém o que é comum a todas é a firmeza da fé e o gosto pela participação na vida da comunidade.
     Em Rio do Cedro, foram visitadas 63 famílias, das quais 30 se declararam católicas. Na agradável Capela São João da Cruz realiza-se Cultos Comunitários semanalmente e vem buscando integrar seus fiéis. Os cantos litúrgicos são o ponto forte dessa comunidade. Depois de algum tempo sem missa a comunidade pôde participar de três celebrações: uma a cada noite que passamos lá.
     Em Salto Morato, foram visitadas 21 famílias, das quais 10 são católicos. Esta comunidade não tem ainda sua Igreja para realizar seus encontros; mas usa um barracão de artesanato ou a escola da comunidade para esse fim. O terreno já existe a e Cruz já está fincada: em breve será iniciada a construção da Igreja.
     Em Ipanema do Norte, na singela Capela Dom Bosco, foram visitadas 38 famílias sendo 17 católicas. Esta comunidade já recebeu “outras visitas” das comunidades salesianas de Curitiba que sempre procuraram levar o ideal de Dom Bosco através da espiritualidade, do canto e dos jogos: dessa vez não foi diferente! As crianças acompanharam os missionários em todos momentos de nossa permanência nessa comunidade: visitas, celebrações, estudos e até na  casa da Senhora Terezinha – onde ficamos acampados. Foram elas que se mostraram mais interessadas e mais “apaixonadas” pelo padroeiro Dom Bosco. Os missionários fizeram de “Dom Bosco sem fronteiras” o hino desta missão e as crianças aprenderam direitinho. Os missionários conduziram ao longo dos dias, cinco Celebrações eucarísticas, dois encontros para récita do terço e alguns momentos de lazer. 
     Os missionários buscaram em todos momentos valorizar a participação das famílias na comunidade e a busca dos sacramentos, pois muitas crianças e também adultos “ficaram para trás”.
     De Guaraqueçaba levamos e deixamos saudades, mas; mais importante que isso, é que Dom Bosco e a Igreja perpetuam naquelas comunidades o gosto pela vida e pelo Senhor da Vida!!!
Confira as Fotos.

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Curitiba – Guaraqueçaba – 13 a 28/01/07 – Projeto Missionário em Guaraqueçaba!

Ir. Conceição Yamamoto (de São Mateus - São Paulo) disse...

08/02/2007 às 0:00

Parabéns para os grandes missionários de Cristo ! Após este heróico trabalho missionário, com certeza a alegria, o sentido de vida e a fé dessa boa gente do RIO DO CEDRO, DO SALTO MORATO E IPANEMA DO NORTE, estão mil toneladas a mais robustecidas !! Parabéns para os grandes missionários !!!
Abraços em Cristo !

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>