Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio – Amor e fé unem casal há cinqüenta anos

Joinville – Paróquia Santo Antônio – Amor e fé unem casal há cinqüenta anos

     Quando já não restavam esperanças, para Onélia, aos 70 anos, quanto à recuperação do esposo, adoecido gravemente desde o início de 2006, veio uma surpresa. Cerca de um mês antes das bodas de ouro, Mário Elisio, havia superado o problema “quase milagrosamente”, segundo ela. “O médico disse que ele despertou do estado abatido no qual se encontrava para me ajudar, pois estava abalada demais com a situação”.
     O casal catarinense oficializou os votos em 1957 e constituiu uma família com cinco filhos. Mário, após ter servido o exército no Rio de Janeiro arriscou carreira no esporte como jogador de futebol, também foi barbeiro, trabalhou em fundição, mas em Joinville desempenhou a profissão de motorista e arquivista por 44 anos na prefeitura. Já a esposa, para auxiliar nas despesas caseiras, ajudava com costuras. Contratempos e discordâncias não faltaram ao longo dos anos de relacionamento, mas a base sustentadora de tudo, segundo Onilda, foi “o amor, a fé e a fidelidade”. Sempre devotos de Nossa Senhora, o casal superou dificuldades, dentre elas financeiras, e educou os filhos numa moral voltada à honestidade.
     Para os salesianos que passaram pela cidade catarinense a família Elisio representou, principalmente, acolhida. Foram eles quem deram abrigo aos sacerdotes, quando ainda nem havia casa paroquial. “Ajudei até a aterrar o local onde hoje está a igreja matriz”, relembra Mário, orgulhoso. Não somente o casal participou da história da comunidade, mas também os filhos e netos. Onilda catequizou, foi ministra e atualmente envolve-se na pastoral das mães. Um dos filhos, Gilberto Elisio, estudou em seminário e foi ministro; já os netos participaram de grupo de jovens.

Jean Davi Frainer
Articulação da Juventude Salesiana e Comunicação
Joinville – Santa Catarina

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>