Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 17 e 18/11/07 – Retiro de coordenadores e líderes

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 17 e 18/11/07 – Retiro de coordenadores e líderes

     O tema do encontro foi “Coordenadores e líderes juntos na evangelização da juventude” e o lema “Tecendo redes fraternas”. Padre José Jair Ribeiro, coordenador inspetorial da AJS, assessorou o retiro. A construção de uma rede foi a simbologia adotada nos dois dias. A primeira etapa foi a construção de uma rede individual.  Depois se formaram as redes dos grupos, até chegar a união das duas paróquias.
     No primeiro dia o perfil do líder e do coordenador foi estudado. No segundo, o documento “Evangelização da Juventude” da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Com o objetivo de integrar os grupos e realizar um trabalho em comunhão com a Igreja Católica do Brasil foi proposto nesse retiro, a criação de comunidades, formadas por grupos irmãos.
     As três comunidades foram constituídas pelos grupos das duas paróquias. Trabalhar em parceria, priorizando a evangelização dos jovens foi a missão dada.
     A iniciativa de reunir as duas paróquias iniciou esse ano. A primeira atividade em conjunto foi a festa junina. Todo o retiro foi organizado pelos assessores das duas paróquias.
     Estiveram envolvidos, os casais referenciais e pais de alguns jovens, trabalhando na equipe da cozinha. Também o padre José Jair Ribeiro, que participou de toda a etapa de elaboração do encontro.

Galeria de Imagens
Comentários

4 comentários em “Joinville – Paróquia Santo Antônio – 17 e 18/11/07 – Retiro de coordenadores e líderes

Jean Davi Frainer (de Joinville) disse...

27/11/2007 às 0:00

“Põe a semente na terra, não será em vão.
Não te preocupe a colheita, plantas para o irmão”.

Em meu coração palpita ainda um sentimento de dever cumprido. Sei que é cedo para tal afirmação, mas nesse caso englobo o momento imediato (os dois dias de encontro) e aqueles a posteriori com seus prováveis resultados.
Como na parábola contada por Jesus Cristo em que, “o semeador saiu a semear” Mt 13,3 tenho plena convicção de que parte das sementes caiu em “terras boas” e consequentemente frutificará. Sei também que há aquelas terras com espinhos, pedras e que algumas sementes caíram pelo caminho. Nesses casos podemos perceber que a nossa tarefa de evangelização ainda permanece, ou seja, devemos cultivá-las.
Em todo o processo de organização desse retiro fizemos experiências que não são muito comuns para grande parte da nossa juventude: tornamos sonhos em realidade. E se esse sonho foi concretizado é porque muita gente sonhou junto.
Fazer um evento em parceria não foi o maior objetivo, foi apenas um método adotado. Queríamos viver algo profundo, tínhamos essa necessidade, e conseguimos cumprir a tarefa de propor um momento de evangelização da juventude, tecendo redes fraternas. O mais interessante, creio eu, foi consolidar um projeto que prevê continuidade, que não se esgotou em apenas dois dias. A chama não se acendeu, inflamou e já apagou. Está acesa e dependerá de cada um de nós mantê-la assim.
O retiro foi apenas o primeiro passo dessa construção assumida por nós em consonância com a Igreja. As comunidades irmãs tem agora o desafio de desenvolver na prática, o que na teoria já foi planejado. Garanto que encontrar unidade na diversidade será uma das árduas tarefas. Mas ao mesmo tempo, e com muito otimismo, lembro que para que as comunidades sejam “um só corpo e uma só alma” At 4,32 será fundamental evidenciar a causa (a salvação da juventude). Haverá êxito, se Jesus Cristo for encarado como alicerce de todas as ações.
Descobrimos nesses dois dias de oração e partilha de vida que a nossa pesca deve ser diferente. Portanto, devemos lançar as redes sem temor e navegar em águas mais profundas. Notamos também que necessitamos ser verdadeiros pastores. Para isso precisamos conhecer, amar e dar a vida pelo próprio rebanho.
Basta perceber os sinais para ver que o chamado de Deus nos foi lançado e relançado por várias vezes nesse retiro. A graça estava e está presente em nosso meio. Só não enxerga quem não quer.
Quero agradecer àqueles que um dia semearam e ainda semeiam em nossas terras. Porque hoje, também nos tornamos semeadores e continuamos a missão que um dia nos foi dada.

Continuemos nossa caminhada, convictos de que tudo é possível. Basta acreditar e querer profundamente. Parabéns assessores, P. Zeca, casais referenciais, amigos, párocos, sacerdotes que auxiliaram nas confissões, articuladores, coordenadores e líderes.
Que o amor, a humildade e a gratidão possam continuar sendo os valores cultivados por cada um de nós.
Um grande abraço, em nome de toda a equipe de organização.

Responder

Juceli Turmina (de Joinville) disse...

28/11/2007 às 0:00

Parabéns a todos os que participaram deste maravilhoso encontro! Acredito que não teríamos evento melhor para terminarmos o ano :)
E que venha 2008! Permaneçamos com entusiasmo, sempre impulsionados pelo amor que Dom Bosco e Mazzarello tiveram pela juventude!

Um grande abraço!!
Ju

“Basta que sejais jovens para que eu vos ame muito.” (Dom Bosco)

Responder

Diogo Vegini (de Joinville) disse...

05/12/2007 às 0:00

Concordo com a Juceli e com o Jean!
Foi uma experiência muito boa!

Jovens unidos com um único objetivo: Evangelizar… e Evangelizar JUNTOS!
Lançamos uma semente à terra… trabalharemos muito para fazer com que essas sementes amadureçam e tragam muitos frutos!

“EU CREIO NA SEMENTE,
LANÇADA NA TERRA NA VIDA DA GENTE!
EU CREIO NO AMOR!”

Grande abraço a todos!
Fiquem com Deus!
Parabéns a todos que trabalharam para que o evento acontecesse!

Diogo Vegini

Responder

fran disse...

18/12/2007 às 0:00

Foi maravilhosa a experiência de estar em retiro nestes dias com o Pe.
Zeca, ele me ensinou muito…
E todos os jovens que participaram com a disposição e alegria permitiram que o retiro acontecesse.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>