Sintonia Online

Itajaí – Colégio Salesiano – 22/03/08 – II Vigília Pascal do LEAS – “ESCOLHE POIS, A VIDA!”

Itajaí – Colégio Salesiano – 22/03/08 – II Vigília Pascal do LEAS  – “ESCOLHE POIS, A VIDA!”

     Com o objetivo de repensar nossas ações de cuidado com a vida, a equipe do LEAS (Laboratório de Estudos Ambientais do Salesiano) e articuladores da AJS (Articulação da Juventude Salesiana), realizou  a II VIGÍLIA AMBIENTAL, no dia 22 de março, tendo como tema central a VIDA.
     Iniciamos com uma Celebração Eucarística presidida pelo Padre Arcângelo, onde os jovens participaram do ritual de purificação (usando o sal como elemento da natureza) e do Lava-pés (gesto concreto de se colocar a serviço do outro). Concluímos a cerimônia com uma ceia onde o elemento principal foi o pão partilhado.
     Clemar e Daniel levaram os jovens a refletir sobre seus projetos de vida e as possíveis escolhas através da dinâmica do Titanic, trabalhando o sentido da vida. Qual meu compromisso na preservação da vida no planeta? Foi o tema abordado na dinâmica que o Chico professor da Univali que fez o grupo repensar sobre suas ações em relação ao meio ambiente.
     Recordar é viver… Nada melhor do que ouvir depoimentos de jovens que já vivenciaram a solidariedade e que levaram essas experiências para sua vida profissional. Foi assim que o Alexandre, a Duda e a Adelita enriqueceram nossa noite com depoimentos, músicas e alegria salesiana.
     Falar de problemas é fácil, trazer soluções é que são elas… Já passavam das 3:00 horas da madrugada quando a Carol e a Francine, cheias de alegria e entusiasmo, envolveram o grupo em estudo de casos: Como resolver esses impactos ambientais? Através de uma dinâmica, elas tornaram os jovens protagonistas na busca de solução de problemas.
     Momento de repor energia… O Clemar entra em ação e coloca toda a galera para relaxar, afinal nossa missão ainda não tinha acabado.
Energias recarregadas, iniciamos nossa via-sacra coordenada pela Simoni, onde revivemos a paixão de Cristo e refletimos diante de tantos problemas como: Aborto, eutanásia, fome, violência… Mas celebramos a VIDA! A VIDA que nasce da terra, na água, está presente no ar que respiramos e no fogo, aquele fogo da esperança que não podemos deixar que se apague jamais dentro de nós.
     Ao amanhecer, estávamos todos no alto do morro visualizando nossa cidade e assumindo o compromisso de permitir que a vida possa ser bem melhor. Com certeza será se cada um fizer a sua parte.
     Texto da Equipe Oraganizadora da II Vigília Pascal do LEAS

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>