Sintonia Online

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 24/05/08 – Com Maria, 50 anos de história promovendo vida!

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 24/05/08 – Com Maria, 50 anos de história promovendo vida!

     A romaria tinha com objetivo recordar a criação da Visitadoria, com sede em Rio do Sul, no dia 24 de outubro de 1958 pelo Reitor-Mor, P. Renato Ziggiotti e posteriormente elevada à Inspetoria, no dia 31 de janeiro de 1963.  A peregrinação iniciou com uma caminhada pelas ruas da cidade até ao “Santuário de Maria Auxiliadora”. No templo foram dadas as boas-vindas às várias delegações e o P. José Valmor Cesar Teixeira, Inspetor, fez um breve relato histórico da criação, consolidação da Inspetoria e dos 8 Inspetores que a governaram até o momento. Seguiu-se a récita do terço, pelos jovens da AJS da cidade de Joinville. Em cada mistério contemplado, houve uma pequena encenação do mesmo. A parte da manhã encerrou com um almoço comunitário nas dependências do Colégio Dom Bosco.
     Na parte da tarde, no auditório do Colégio houve a apresentação do “sonho de Dom Bosco” pelos educandos e educadores do Centro Educacional Dom Bosco de Joinville.
     As 15h houve a solene concelebração eucarística de ação de graças pelos cinqüenta anos da Inspetoria e pela tomada de posse no 9º Inspetor, P. Orestes Carlinhos Fistarol. A Catedral de Rio do Sul estava inteiramente tomada pelos peregrinos e pelos demais fiéis da cidade de Rio do Sul. Presidiu a celebração, até o evangelho, o P. José Valmor Cesar Teixeira que estava passando o cargo de inspetor para o seu sucessor, P. Orestes. Com ele concelebraram os bispos eméritos de Rio do Sul, D. Tito Buss e D. José Jovêncio Balestieri e cerca de 30 sacerdotes salesianos. Após a leitura do evangelho procedeu-se ao rito de tomada de posse: leitura do decreto de nomeação, profissão de fé, juramento sobre a bíblia e assinatura da ata da posse. P. Orestes, em suas palavras, agradeceu o trabalho realizado nestes cinqüenta anos por salesianos e tantos colaboradores. Disse que dará continuidade aos projetos Inspetoriais contidos no “Plano Orgânico Inspetorial”.
     Após a comunhão os educadores e educandos do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul fizeram a cerimônia da coroação da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora que está no altar-mor da catedral. Esta imagem foi trazida da Espanha, no início do século passado. É esculpida em madeira(carvalho). Foram apresentados vários números artísticos em homenagem à Auxiliadora.
     No momento da coroação, fogos de artifício, colocados atrás do altar produziram um efeito muito bonito enquanto os jovens coroavam Maria. A assembléia respondeu com uma grande salva de palmas e com o canto: “Auxiliadora, Virgem formosa!”

Galeria de Imagens
Comentários

7 comentários em “Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 24/05/08 – Com Maria, 50 anos de história promovendo vida!

Deise (de curitiba) disse...

27/05/2008 às 0:00

Realmente foi muito lindo, todas as apresentações, a caminhada, o terço, a coroação, o encontro de pessoas que não se viam a tempos…enfim, foi muito gratificante ter participado mais uma vez de um encontro muito bonito e com fins muito lucrativos para todos da inspetoria, com nosso novo inspetor Pe. Orestes continuaremos nossa caminhada em muitos e muitos cinquentenarios….parabéns à todos, bjos e abraços….

Responder

Magnus Petry (de Viamão/RS) disse...

27/05/2008 às 0:00

Foi um dia belíssimo, sem sombra de dúvidas abençoado por Deus, e Nossa Senhora Auxiliadora estava conosco. Quantas admiráveis demonstrações de fé e de amor pela inspetoria. Que as luzes do Espírito Santo ilumine os caminhos do nosso novo inspetor, padre Orestes! Viva Dom Bosco!!!

Responder

Rita de Cássia A.C.Fernandes (de Joinville-SC) disse...

27/05/2008 às 0:00

Foi maravilhoso poder reencontrar as pessoas que passaram por nossa vida e deixaram saudades….comemorar os 50 anos de nossa Inspetoria…colocar o papo em dia com os que estão longe….e participar de momentos tão especiais da família salesiana em festa! Realmente é tudo de bom!
A Peregrinação foi linda e reabasteceu nosso coração!
P. Orestes, que Deus lhe abençoe na caminhada que se inicia e que nossa Mãe Auxiliadora lhe proteja!
Abraço carinhoso a todos!

Responder

Karina Sany (de Joinville) disse...

28/05/2008 às 0:00

Muito Lindo esse dia!
A apresentação do Espetáculo de Joãozinho a Dom Bosco foi uma satisfação para nós, apresentarmos em um dia tão abençoado, onde todos que estavam lá, sabiam nos ideais de Dom Bosco!
Ficamos muito Felizes!

Um grande abraço!

Responder

Marlene Kunz Fistarol (de joinville) disse...

01/06/2008 às 0:00

Parabéns povo Salesiano de Rio do Sul. Ao colégio Dom Bosco pela acolhida, almoço e organização do evento. É muito bom viver e sentir o Carisma Salesiano principalmente num dia tão especial.
Toda família Salesiana está de parabéns pelo trabalho maravilhoso que realizam seguindo o exemplo de São João Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora.

Um forte abraço a todos!

Responder

Cassiana (de Ponta Grossa) disse...

05/06/2008 às 0:00

Foi um dia maravilhoso. A devoção à mãe Auxiliadora manifestada de forma emocionante.
Amei!!!

Responder

Eduardo (de Rio do Sul) disse...

05/08/2008 às 0:00

Obrigado pela participação de todos.
Realmente este dia foi muito especial.
Passou muito rápido mas valeu a pena :D

Abrss a todos :)

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>