Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 10/12/08 – Projeto Auto Parque forma mais uma turma

Itajaí – Parque Dom Bosco – 10/12/08 – Projeto Auto Parque forma mais uma turma

     Organizado pela coordenação pedagógica da obra social e pelos instrutores do curso de “Educação Para o Trânsito” o evento teve na programação entrega dos certificados aos 211 alunos que concluíram as atividades, além do sorteio de quatro bicicletas, bichos de pelúcia e um coquetel de encerramento.
     Para a coordenadora pedagógica Maria dos Passos esta ação ocorre devido à necessidade em educar os alunos em relação aos perigos que o trânsito oferece, bem como orientá-los na utilização das sinalizações e vias destinadas aos pedestres. “Acredito que durante todos esses anos de realização do projeto, muitos dos nossos educandos, assimilaram a importância de conhecer e respeitar as regras de trânsito. Além de repassar as informações para os familiares e amigos podendo com isso transitar com tranqüilidade nas ruas de nossa cidade”, enfatiza.
     A educanda Roberta da Graça, de 10 anos explica que aprendeu muitas coisas nas aulas de prevenção de acidentes. “Aprendi que temos que atravessar a rua na faixa de pedestre e que de bicicleta temos que andar na ciclovia porque a calçada é para os pedestres. Aprendi também que crianças menores de 7 anos não podem andar na carona de moto e que no carro não podem sentar no banco da frente”. Roberta que é aluna da oficina de artesanato declarou estar muito feliz com a formatura e que agora tem mais segurança em andar pelo trânsito da cidade.
     O objetivo principal do projeto, iniciado em maio de 2004, é desenvolver o espírito de solidariedade, conceituar cidadania e sua importância e criar, no aluno, senso de responsabilidade, evitando, assim, práticas ilegais. O curso de noções básicas de educação para o trânsito tem aulas ministradas por profissionais do Centro de Formação de Condutores de Itajaí e as matérias trabalhadas envolvem cidadania, meio ambiente, sinalização viária e primeiros socorros.
    
Este ano o Projeto Auto Parque envolveu alunos do Programa Educação Complementar com idade entre 07 e 10 anos. “Acreditamos que, para resolver um dos grandes problemas do nosso país, o trânsito, a única solução é a educação de base. Somos sabedores de que o Parque Dom Bosco trabalha na educação preventiva e, por isso, achamos que é o local ideal para ajudar a reverter as estatísticas, que são assustadoras”, afirma Tadeu Pereira Raimundo, idealizador do projeto. Por esse importante trabalho o empresário recebeu nos anos de 2007 e 2008 a certificação do Selo Social de Itajaí.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>