Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio –– 21/12/08 – Missa solene de despedida do pároco Renato dos Santos

Joinville – Paróquia Santo Antônio –– 21/12/08 – Missa solene de despedida do pároco Renato dos Santos

     Após seis anos a frente dos serviços pastorais na paróquia salesiana da maior cidade catarinense, padre Renato dos Santos foi promovido a função de ecônomo da inspetoria São Pio 10º, com sede em Porto Alegre. Desde que foi nomeado pelo reitor-mor, Dom Pascual Chaves Villaneuva, no dia 27 de novembro, padre Renato vem recebendo homenagens e agradecimentos de lideranças e participantes das comunidades em que atuou.
     Cativante, animado e respeitado pela comunidade paroquial, padre Renato presidiu com serenidade sua última missa solene antes de assumir o novo cargo na congregação salesiana. A emoção era transparente e o pároco tentou segurar algumas insistentes lágrimas que fizeram questão de cair, enquanto lideranças dos conselhos pastorais e os sacerdotes Lino Satler, Tercílio Nardelli e Carison Kapelinski expressavam sentimentos de gratidão e valorização por todo o trabalho que foi realizado pelo padre Renato dos Santos.
     “Amei muito o povo dessa paróquia e me senti amado. Foram anos de muito crescimento pessoal e toda a comunidade da Santo Antônio me ensinou a ser mais sacerdote e pároco”, enfatizou padre Renato, quando contava para os paroquianos como foi sua trajetória em Joinville. Seu mandato foi marcado por grandes inovações pastorais. Foi ele quem iniciou a procissão mariana, hoje a maior da diocese em homenagem a Nossa Senhora, também iniciou as missas mensais para comerciantes, para casais e passou a organizar a celebração de consagração das famílias a Nossa Senhora Auxiliadora. Começou a caminhada penitencial que ocorre todos os anos até a cidade de Araquari. Renovou lideranças dos conselhos, incentivou a criação de ações evangelizadoras inéditas em todas as pastorais, organizou todo o arquivo histórico desde 2003, reorganizou o processo de geração de recursos em todas as comunidades e implantou o PEPS – Projeto Educativo Pastoral Salesiano para orientar todas as iniciativas pastorais. O Centro Educacional Dom Bosco, na cidade de Joinville, é hoje uma referência em educação de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Com seu ímpeto empreendedor Pe. Renato conseguiu reformar todas as estruturas físicas.
     Padre Renato deixará saudades em toda a comunidade paroquial que soube conquistar, mostrando muito amor a vocação de servir a Deus. Motivado sempre pelo seu lema de ordenação sacerdotal “Ai de mim se não evangelizar”, o salesiano foi amigo, pai e mestre dos paroquianos e como o Bom Pastor soube conduzir seu rebanho num caminho para a vivência da espiritualidade de comunhão e conseguiu desenvolver um clima de fraternidade, amor, cooperação e respeito, valores muito próprios de uma família.

Galeria de Imagens
Comentários

4 comentários em “Joinville – Paróquia Santo Antônio –– 21/12/08 – Missa solene de despedida do pároco Renato dos Santos

genita fistarol (de blumenau sc) disse...

04/01/2009 às 0:00

Parabéns Pe Renato, pelo trabalho realizado em joinville. a manifestação
calorosa da comunidade, mostra o quanto fostes precioso e amado.
Sucesso em sua nova missão, que Deus ilumine teu caminho.
com grande estima, genita

Responder

Dixon Tôrres (de Joinville) disse...

06/01/2009 às 0:00

Ilustre Padre Renato Dos Santos
Parabéns pelos seus 6 anos nesta Igreja.
Saiba que vocês e sua equipe estão de parabéns.
A propósito sucesso em sua nova investida em Porto Alegre. Não tenho dúvida que será um magnifico administrador das obras de DEUS.
Sucesso.
Dixon Tôrres

Responder

Rosangela Ivonete Quintino (de Joinville) disse...

06/01/2009 às 0:00

Obrigada Pr. Renato pela sua atenção, seu carisma, por passar seu conhecimento para ajudar a iluminar nosso caminho.
Parabéns pelo seu trabalho!!! e muita boa sorte e que Deus esteja sempre com você quer que esteja.
abraços

Responder

Marcos (de Curitiba) disse...

31/01/2013 às 0:00

Padre Renato, boa tarde!
Gostaria de uma informação: a sua ordenação foi numa missa na Igreja São Cristóvão no bairro Água Verde em Curitiba? Com o Padre Andreatta?
Acredito que fiz a filmagem de sua ordenação.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>