Sintonia Online

José Boiteux – 10 a 25/01/09 – Projeto Missionário

José Boiteux – 10 a 25/01/09 – Projeto Missionário

     José Boiteux é uma cidade acolhedora com 4.589 habitantes e de colonização alemã e italiana. As principais etnias da cidade, contudo, são a alemã e indígena. As principais atividades econômicas são a agricultura, com destaque para o fumo e as diversas confecções existentes.
     Como missionários foram enviados: P. Hermínio Tambosi, SDB; P. Isidoro Paula da Silva, SDB; S. Josimar Schlickmann, SDB; S. Sílvio Fernando Cerino dos Santos, SDB; S. Dirceu Fernando Belotto, SDB; S. Volnei Rafael Sevenhani, SDB;   os Cooperadores salesianos Szymundo Grochewicz (Monte) de Guarapuava – PR e Tadeu Savicki Ponta Grossa – PR e a catequista  Elvira Woellmer também de Ponta Grossa.
     Os missionários foram acolhidos no dia 10 de janeiro pela comunidade em missa presidida pelo Pároco P. Amarildo Bambineti na Igreja Matriz de S. Sebastião. Na primeira semana os missionários visitaram o centro da cidade e na semana seguinte o algumas comunidades do interior totalizando 566 casas e estabelecimentos comerciais visitados.  Nas comunidades indígenas, devido os conflitos entre índios e colonos, não foi possível visitá-las, no entanto foi visitada uma comunidade cafusa Nossa Senhora Aparecida (assentamento quilombola) que tem como principal atividade a plantação de Erva-Mate.
     Na sexta-feira,16, os seminaristas salesianos realizaram uma atividade recreativa com 30 crianças com diversas brincadeiras e por fim uma dinâmica com um teatro contando a vida de Dom Bosco sendo também entregue a cada criança um Gibi de Dom Bosco.
     Outro momento bonito da missão foi a festa de São Sebastião no dia 18, domingo com a renovação dos votos dos seminaristas Volnei, Sílvio, Gilson e Josimar.
     As missões em José Boiteux foram encerradas com a missa no dia 24 de janeiro pp. à noite na capela São Roque ao lado da casa paroquial, local onde ficaram os missionários. Ainda no dia seguinte os missionários participaram da missa de tomada de posse do P. Amarildo na cidade de Ibirama – SC onde assumiu como pároco.
     Mais informações sobre José Boiteux podem ser encontradas nos site www.sc.gov.br  ou no www.pmjb.sc.gov.br .

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “José Boiteux – 10 a 25/01/09 – Projeto Missionário

Pe. Amarildo Bambinetti (de Ibirama) disse...

16/02/2009 às 0:00

Meus amigos!
Esta turma de missionários é dez.
Muito dinâmica e alegre.
Foi uma Benção de Deus a presença deles em José Boiteux.
Quero agradecer a presença e a amizade de todos os Missionários na Paróquia de São Sebastião em José Boiteux.
Deus os Abençoe.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>