Sintonia Online

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/04/09 – Alunos do Dom Bosco fazem city tour por Porto Alegre

Porto Alegre – Colégio Dom Bosco – 07/04/09 – Alunos do Dom Bosco fazem city tour por Porto Alegre

     Em meio à ansiedade pelo retorno ao colégio, bastante cansados da missão de explorar a cidade, o grupo começa a cantar. O cântico não é o hino oficial de Porto Alegre, mas diz com exatidão o que todos pensam da cidade onde nasceram ou que os acolheu e agora é o novo lar, lugar para viver com a família, para fazer amigos, para estudar e para brincar. Lugar onde se cresce feliz rodeado por aproximadamente 1 millhão de árvores e outros 1,6 milhão de pessoas.
     ‘Porto Alegre é Demais’ foi a música que encerrou, em tom de resumo e com muita emoção – parando até mesmo quem deixava apressado o trabalho no final do expediente – o passeio dos meninos e meninas do 4º Ano do Colégio Salesiano Dom Bosco nesta terça-feira, um 7 de abril inesquecível para os alunos da professora Vera.
     Durante o dia de expedição por Porto Alegre, os alunos da Turma 40 conheceram os principais pontos turísticos e históricos da cidade. Na parte da manhã, vibraram ao visitar os estádios da dupla Gre-Nal, mostrando que, apesar de terem, cada um, seu time preferido, o respeito entre as torcidas é o que mais importa, dentro de fora dos campos. Entre um estádio e outro, o tour parou no calçadão de Ipanema, no bairro de mesmo nome, à beira do Guaíba, que, para a surpresas de alguns, já foi balneável, ou seja, palco de férias de verão inesquecíveis para crianças e jovens de uma época bem mais antiga da cidade.
     Dentro de ônibus, a gurizada ouvia as explicações da guia, que aproveitava o deslocamento do veículo por ruas e avenidas para falar das histórias de uma cidade que tem 237 anos. Com bloquinhos, canetas e lápis nas mãos, os alunos anotavam com atenção – alguns até desenhava as paisagens que mais chamavam a atenção – as informações.
     A visita ao Museu Julio de Castilhos foi a parte final do roteiro da manhã. As crianças foram recebidas por um monitor, que explicou o que eles iriam ver no passeio e orientou sobre o comportamento no local. Já na largada da visita, o grupo pôde interagir com uma exposição itinerante sobre os 20 Anos da Constituição de 88. Na sequência, passaram pelas salas da Escravidão, da Revolução Farroupilha, dos Indígenas, dos Canhões e de Julio de Castilhos, morador da casa que, hoje, abriga o museu.
     À tarde, depois do almoço no Galpão Crioulo, dentro do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, a turma visitou o Theatro São Pedro e o recém inaugurado Multipalco, cenários de peças teatrais, show musicais e apresentações de dança de artista do Brasil e do Exterior. Também conheceram a Catedral Metropolitana, onde tiveram uma palestra sobre a construção do prédio e as obras de artes que ali se encontram e onde  fizeram uma oração agradecendo o passeio.
     Outra visita importante foi ao Palácio Piratini, sede do Governo Estadual. Os alunos subiram as escadarias até o Salão Negrinho do Pastoreio e ouviram informações sobre o prédio onde trabalham os governadores. e onde muitas decisões são tomadas em nome de todo o Rio Grande do Sul.
     A visita à Prefeitura Municipal, no meio da tarde, teve uma caminhada pelos porões do prédio, ondeos estudantes descobriram que, antigamente, funcionava a delegacia de Porto Alegre. As crianças também visitaram a Sala de Reuniões do Prefeito. E, antes da volta ao Colégio, todos puderam se deliciar com um dos cartões de visita da cidade: o sorvete da Banca 40, dentro do Mercado Pùblico.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>