Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 28/04/09 – Docentes da Engenharia Ambiental e Sanitária da FDB-POA integram fóruns da Assembléia Legislativa

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 28/04/09 – Docentes da Engenharia Ambiental e Sanitária da FDB-POA integram fóruns da Assembléia Legislativa

     O Fórum tem o objetivo de elaborar cronogramas de estudos e ações, além de políticas públicas, para prevenir e minimizar as conseqüências do aquecimento global no Estado.
     Atualmente, participam do Fórum, além da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre: o Núcleo de Pesquisas Antárticas e Climáticas da UFRGS, o Centro de Pesquisas Meteorológicas da UFPel, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, o 8º Distrito de Meteorologia, o  Centro de Estudos Costeiros (CECO), a Corsan, a Emater-RS, a Fepam, a Feprago, a CEEE e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.
     O próximo Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental no Rio Grande do Sul deverá ocorrer na Semana do Meio Ambiente, em junho, no município de Passo Fundo. ‘Estamos muito motivados em representar a Faculdade neste Fórum, por se tratar de um espaço múltiplo e democrático e buscar aprofundar estudos ambientais e ampliar a consciência ecológica no Rio Grande do Sul’, afirma Beatriz. 

LAGOA DOS BARROS

O Prof. Dr. Marco Antonio Hansen, do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, trouxe no último sábado, 25d e abril, para a FDB-POA um grupo de especialistas, mobilizados em uma subcomissão ligada à Comissão de Saúde e Meio Ambiente da AL-RS, para estudar a situação da Lagoa dos Barros. Um dos principais mananciais de água potável do Litoral Gaúcho pode estar ameaçado pela continuidade da obra de instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Osório. A construção estaria pondo em risco a balneabilidade do local e o desabastecimento na irrigação de mais de 2 mil produtores do Litoral. 
     No primeiro encontro dos integrantes da Subcomissão, estiveram presentes, além do professor Hansen, o diretor do Centro de Pesquisas Costeiras e Oceânicas da UFRGS (CECO), Nélson Grüber, o pesquisador da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e especialista em lagoas, Friedrich Herms. O principal consenso dos estudiosos foi de que falta um estudo mais integrado de toda região.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>