Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 08/05/09 – Dia das Mães é marcado por apresentações culturais

Itajaí – Parque Dom Bosco – 08/05/09 – Dia das Mães é marcado por apresentações culturais

     De acordo com a coordenação pedagógica a homenagem foi organizada para motivar e aproximar ainda mais as famílias das atividades desenvolvidas na instituição. A abertura e as boas-vindas ficaram a cargo do Diretor da casa, Padre Sebastião Camargo e do Administrador Irmão Vandelino Tessaro Sobrinho.
     A coordenadora pedagógica Maria dos Passos, explica que esta ação ocorre anualmente e é sempre uma tarefa gratificante. “Os educandos gostam de expressar os sentimentos através das apresentações. Ao convidarmos as mães para prestigiarem seus filhos, estamos fazendo com que eles se sintam valorizados e as mães se sintam amadas”, afirma.  

Como surgiu o Dia das Mães 

A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães.
     A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.
     Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.
     Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.
     O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>