Sintonia Online

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 06/07/09 – Projeto:Aprendendo a Matemática através dos jogos

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 06/07/09 – Projeto:Aprendendo a Matemática através dos jogos

     A criança sempre está em contato com o outro, ela busca, troca experiências, interage e se apropria de novos conhecimentos. Mesmo nas mais simples brincadeiras está desenvolvendo e operando inúmeras funções: observação, análise, levantamento de hipóteses, reflexão, argumentação…
Assim como a brincadeira faz parte do mundo infantil, os jogos contribuem para a aprendizagem da criança, pois enriquece o senso de responsabilidade e fortifica as normas de cooperação.
     Com o objetivo de proporcionar espaço para a aprendizagem de maneira lúdica e o desenvolvimento social e intelectual da criança, o 1º ano do Ensino Fundamental Inicial do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul – SC, orientados pela professora Paula Fernanda Silva Tomazoni, desenvolvem no decorrer do ano letivo, atividades com jogos e brincadeiras nas aulas de matemática. Nesta proposta elaborada pelo material da Rede Salesiana de Escolas, há jogos com tabuleiros, dados e cartas, brincadeiras: Corra para a figura que envolve o estudo das formas geométricas planas; teia de números; pular corda; torres com cubos, amarelinha entre outras.
     As crianças aprendem brincando e colocam em prática, conhecimentos adquiridos anteriormente, resolvendo problemas, trabalhando em grupo, comparando e elaborando estratégias para a resolução dos desafios vivenciados, desenvolve noção de tempo, velocidade e distancia, sincronização de movimentos e atenção.
Ao término dos jogos e das brincadeiras os alunos dão depoimentos e fazem registros sobre suas descobertas e aprendizagens.

Brincadeira: Teia de números
Gostei de participar porque aprendi a contar os números. ( Maria Eduarda M)

Nesta brincadeira precisamos da ajuda dos amigos.(Vivian)

Jogo: Qual é a maior carta?
Nós dividimos as cartas e iniciamos o jogo. Quem tirava o número maior ganhava os pontos. (Nicolas e Gabriel Pamplona)

Embaralhamos as cartas, dividimos e tínhamos que achar as que tinham o mesmo valor. (Paula e Amanda)

Dividimos 10 cartas para cada um, fizemos as regras e jogamos. Ganhava ponto quem tirava a carta de maior valor. (Victor e Gabriel Justo).

Nós, alunos do 1º ano quando participamos dos jogos nas aulas de matemática seguimos regras, trabalhamos em grupo, ouvimos as opiniões dos amigos, precisamos nos concentrar e colaborar para fazer as atividades e o melhor de tudo é que aprendemos brincando.

É a educação para a vida, resolvendo problemas e envolvendo a convivência.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>