Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 29/06/09 – Acadêmicos de Medicina da Univali em atividade de campo

Itajaí – Parque Dom Bosco – 29/06/09 – Acadêmicos de Medicina da Univali em atividade de campo

     O grupo de 38 acadêmicos do primeiro período passou a tarde na instituição e foram acompanhados pela professora universitária Maria de Lourdes Alves Lima, a Malu. Uma incursão a Unidade de Saúde Dom Bosco que é anexa a obra social também constou no cronograma de atividades.

     A acadêmica Samantha Brandes, de 19 anos, afirma que a realidade é muito diferente do que se aprende em sala de aula. , “Estar num curso de alto custo e conviver com a realidade da sociedade são coisas bem diferentes. Esse trabalho desenvolvido aqui é maravilhoso. A convivência com as crianças que por muitas vezes nem sequer tem o que comer em casa é uma experiência única. O Parque é um lugar completo, abrangente e promove a verdadeira inclusão social”. Samantha que é de Balneário Camboriú não conhecia a obra social. “É incrível, a instituição fica tão perto do nosso convívio, ao lado da universidade e nem conhecimento tínhamos da sua existência. Estou encantada. Esse é um local onde precisamos ser voluntários e oferecer muito, carinho e amor, porque com certeza muitos alunos não recebem isso em casa”, enfatiza.

     Professora Malu explica que essa saída de campo é parte integrante do currículo da disciplina de Ética e Sociologia Médica que visa mostrar a realidade da sociedade menos favorecida, desconhecida pela maioria dos acadêmicos que são oriundos de uma classe social mais elevada. “É uma integração muito grande, trazer para eles a realidade diferente da apresentada em sala de aula nas teses dos pensadores como Karl Marx. A visita teve um resultado maior que o esperado e essa experiência será levada para as práticas em hospitais, unidades de saúde entre outros setores que estes futuros médicos irão atuar”.

     Este tipo de atividade é desenvolvido há mais de 10 anos em vários cursos, entre eles, Direito e Medicina, declara a professora que é titular da matéria.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>