Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 16/07/09 – Cine Insapeca debate políticas públicas que adotam o esporte nas ações para crianças e jovens

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 16/07/09 – Cine Insapeca debate políticas públicas que adotam o esporte nas ações para crianças e jovens

     A partir da exibição do filme ‘Coach Carter – Treino para a Vida’ – que aborda a relação juventude carente e esporte – os participantes discutiram os benefícios e, também, os malefícios que projetos desportivos podem causar.
A psicóloga Anelise Lopes Rodrigues, mestre em Psicologia Social e da Personalidade, fez um apanhado histórico do esporte através das civilizações, demonstrando como governos e grupos econômicos fazem uso de eventos e da prática esportiva. Integrante do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos (GPEO/PUCRS), ela mostrou que nem sempre as ações sociais envolvendo modalidades desportivas são, de fato, inclusivas: “Apesar do discurso ser de resgate da cidadania e de promoção da saúde e da educação, a maioria das políticas e dos projetos baseados no esporte pouco contribuem para a recuperação de crianças e jovens, porque centram-se no alto desempenho e na formação de atletas para competição”.
     Ex-atleta, a psicóloga, que também é consultora da Unesco e atualmente trabalha em um programa do governo do Estado do Rio Grande do Sul de combate à violência, ressaltou que é o esporte pode e deve ser um importante aliado do Estado e da sociedade na melhoria de vida da juventude: “Mas é preciso haver conexões com a escola, com a família e, sobretudo, desenvolver ações transformadoras, utilizando o esporte para formar pessoas com valores, que valorizem a vida e consigam crescer além do esprote.
A próxima sessão do Cine-Fórum INSAPECA ocorrerá no dia 26 de agosto, com a exibição do filme Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs). As inscrições podem ser feitas no site www.faculdadedombosco.edu.br. Pede-se a doação de um quilo de alimento não-perecível.

AGENDE-SE: PROGRAMAÇÃO PARA AGOSTO E SETEMBRO
26 de agosto de 2009
FILME: Entre os Muros da Escola (Entre Les Murs)
SINOPSE: De Laurent Cantet,Fran com çois Bégaudeau. Professor de uma escola francesa tem de lidar com seus alunos, uma mistura de jovens e crianças dos subúrbios parisienses. Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. MEDIADORA: Ms. Vivien Bock – Psicóloga, Mestre em Psicologia/PUCRS. Graduada em Psicologia/PUCRS., Graduada em Direito/PUCRS . Diretora do Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar (CAPES). Experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Atua principalmente nos seguintes temas: Burnout, Grupo Operativo, Professores.

23 de setembro de 2009
FILME: Documentário Pro Dia Nascer Feliz
SINOPSE: É o segundo longa-metragem do diretor João Jardim. Documentário sobre as diferentes situações que adolescentes de 14 a 17 anos, ricos e pobres, enfrentam dentro da escola: a precariedade, o preconceito, a violência e a esperança. MEDIADORA: Profª Ms. Cristiane Ramos Vieira (Orientadora Educacional, Mestre em Educação/PUCRS, professora da Faculdade de Pedagogia/FEEVALE).

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>