Sintonia Online

Santa Rosa – IEDB – 14/07/09 – Compromisso pela boa convivência na escola

Santa Rosa – IEDB – 14/07/09 – Compromisso pela boa convivência na escola

     A idéia de instituir um regramento surgiu em reunião de um grupo de professores, no início do ano. Ao longo do primeiro semestre, todas as turmas, envolvendo em torno de 500 alunos, dedicaram-se às atividades.
Coordenadora do projeto, a professora Tânea Nonemacher explica que não há casos de violência física na instituição, mas ressalta que um olhar de discriminação pode gerar interpretações negativas. “As atividades e, especificamente, a Carta pela Paz, são uma espécie de acordo moral para que se crie uma cultura de paz em nossa comunidade escolar”, assinala. O diretor, Padre Osvaldo Bisewski, esclarece que a iniciativa incluiu a capacitação dos professores. Segundo ele, isso foi feito para criar o compromisso de que os docentes promovessem ações pela paz em suas disciplinas. “Algumas turmas desenvolveram trabalhos com pintura ou desenho. Todo mês são apresentados os resultados do que foi feito no período”, acrescenta.
     No seminário, profissionais que atuam na prevenção da violência contra crianças e adolescentes abordaram questões sugeridas por alunos dos ensinos fundamental e médio. Participaram o promotor Janor Duarte, de Justiça Especializada de Santa Rosa, o tenente-coronel da Brigada Militar Sérgio Flores de Campos, a representante da Secretaria Municipal de Educação Cristiane Antunes, a psicóloga Betina Beltrame, do Lar da Meninam e Antônio Érbice, do Patronato Agrícola.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>