Sintonia Online

Porto Alegre – Lar Dom Bosco – 17/09/09 – Lar Dom Bosco na semana Farroupilha – Orgulho de ser gaúcho

Porto Alegre – Lar Dom Bosco – 17/09/09 – Lar Dom Bosco na semana Farroupilha – Orgulho de ser gaúcho

     Aproveitando a localização geográfica ideal, no centro da capital, usufruímos o que o Parque Harmonia oferece de melhor, revendo um pouco da história, os conceitos, os costumes, a gastronomia, os mitos, a hospitalidade e a cultura de nosso povo, de nossas tradições. Os educandos do Trabalho Educativo e Projeto Semeando Vida puderam aproveitar um passeio fora da rotina urbana. Passeando pelo diversos piquetes do parque, desde o momento que estavam inacabados até seu estado final. Fomos muito bem acolhidos no Piquete 30 de Abril pelo Senhor Carlos “Toco” Fernando, onde saboreamos um delicioso arroz tropeiro, tipicamente galdério, além de sabermos um pouco mais sobre sua história do seu amor à cultura.
     Outro momento que mostrou o resgate às tradições aconteceu no Centro de Eventos Casa do Gaúcho onde, junto com crianças de diversas escolas da capital, acompanhamos danças, histórias e músicas nativistas interpretadas ao vivo na Ciranda Escolar.
     Ainda houve tempo para o aconchegante Piquete Petrobras, recebendo a atenção carinhosa de Jane de Paula, uma das responsáveis pelo lugar.
O provável auge do passeio foi no Piquete dos Pôneis, onde o Senhor Luís Carlos permitiu que pudéssemos praticar um hábito diferente ao tirar leite de uma mini vaca. A exaltação de alguns alunos foi algo notável, mostrando coragem e habilidade.
     Por último, o Piquete Laços de Sangue, permitiu que pudéssemos ver de perto objetos e utensílios do gaúcho do campo, apresentando uma memória inesquecível de nossa cultura. Ouvimos e nos surpreendemos com a lenda do Lobisomen.
     Foi uma semana diferente e rica ao mesmo tempo. Estão programados ainda duas atividades relacionadas à valorização da nossa cultura, documentários sobre a Revolução Farroupilha e a Gincana Gaudéria, onde todos, educandos e educadores brincam num jogo ao estilo “passa ou repassa”. Mas isto é assunto para outra matéria.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>