Sintonia Online

Salesianos, 150 anos a serviço da educação e evangelização dos jovens

Salesianos, 150 anos a serviço da educação e evangelização dos jovens

A Congregação Salesiana celebrará no próximo dia 18 de dezembro o 150º aniversário de sua fundação. Nesse dia, os mais de 16 mil Salesianos espalhados pelo mundo todo renovarão sua Profissão religiosa. Convidados pelo Reitor-Mor, P. Pascual Chávez Villanueva, reafirmarão o "seu compromisso de continuar a ser, na fidelidade ao carisma de Dom Bosco, sinais e portadores do amor de Deus aos jovens", expressão salesiana que resume a essência da identidade e missão dos Salesianos.

Com esse ato serão encerradas as celebrações desse aniversário que se abriu no dia 31 de janeiro passado, festa de S. João Bosco, fundador dos Salesianos. Ao longo deste ano realizaram-se atos religiosos, culturais, atividades lúdicas e esportivas, congressos e exposições, para comemorar os 150 anos de vida da Congregação, nascida num bairro da periferia de Turim em 18 de dezembro de 1859.

À noite daquele dia, um grupo de jovens reuniu-se ao redor de Dom Bosco para, como consta da ata da reunião, "erigir-se em Sociedade ou Congregação que tendo em vista a ajuda recíproca para a própria santificação, propôs-se a promover a glória de Deus e a salvação das almas, especialmente das mais carentes de instrução e educação".

Aos 150 anos, a Congregação Salesiana é "um organismo vivo, chamado a continuar a ser sinal de esperança para os jovens", como afirmou o Reitor-Mor. É a segunda Congregação religiosa masculina da Igreja Católica e a mais espalhada pelo mundo. Está presente em 131 países e, com os milhares de colaboradores, leva adiante obras educativas de todos os tipos, destinadas à educação, promoção e evangelização dos jovens, especialmente os mais carentes. Cerca de quinze milhões de crianças, jovens e adultos frequentam as casas e obras dos Salesianos.

Além das tradicionais obras educativas, entre as quais se devem destacar os centros juvenis e a formação profissional, campo no qual os Salesianos foram pioneiros no mundo todo, desenvolveram-se nos últimos anos outras obras para responder a outras realidades juvenis, como centros para crianças-soldado, meninos de rua, jovens em perigo de exclusão social…

Presente em lugares de fronteira onde os jovens precisam de uma presença de Igreja, a Congregação Salesiana enfrenta novos desafios, como assinalou o P. Pascual Chávez: aprofundar a identidade salesiana, repensar a ação pastoral e a urgência de evangelizar, ir a novas fronteiras (o mundo da exclusão, os novos lugares de marginalização, a família, o mundo da comunicação), revitalizar a presença na Europa, para inserir-se no mundo dos jovens levando um projeto educativo específico baseado no Sistema Preventivo, sistema educativo característico da ação de S. João Bosco.

Galeria de Imagens
Downloads Relacionados
Comentários

4 comentários em “Salesianos, 150 anos a serviço da educação e evangelização dos jovens

Takeshi Takayama (de Porto Alegre - R S) disse...

18/12/2009 às 0:00

Com muita satisfaçao quero parabenizar, a familia Salesiana, pelos 150 anos, me sinto orgulho de pertencer a essa familia atravez da Paroqui Sao Manuel de Porto Alegre, ainda preciso aprender muito sobre a vida de Dom Bosco, mas com a vida das reliquias no dia 29 denovembro, percebi quanta coisa boa esta sendo feito para as crianças e jovens carentes de Porto Alegre. Um forte abraço a todos

Responder

Peteleco (de Massaranduba) disse...

18/12/2009 às 0:00

Que bonito! Parabéns a todos os Salesianos de nossa Inspetoria, e do mundo. Que possamos sempre merecer toda proteção de Dom Bosco e de Nossa Senhora Auxiliadora. E que o Pai =eeleste seja glorificado pela atuação dos salesianos.

Responder

Diác. Valdecir (de Porto Alegre) disse...

18/12/2009 às 0:00

Fiz Filosofia,na Universidade Dom Bosco de Campo Grande; lá aprendi o estilo de vida salesiana, fui companheiro do Padre João Pedro em Rio Grande, na PJ, e a 20 anos o Padre Mario me convidou para trabalhar e estou até hoje com Dom Bosco, em festa e feliz.

Responder

Carlos Henrique de Carvalho (de Joinville SC) disse...

01/07/2010 às 0:00

Gostaria de dizer que sinto saudades do querido Padre Renato, que atuava na Paróquia Santo Antônio de Joinville. Pelas missas que frequentei quando vigário, gostava de ouvir seus sermões, pois tocavam profundo em meu coração e acredito que em todos que participavam. Gostaria de mandar um grande abraço ao Padre Renato. Venha celebrar uma missa quando o senhor puder e tiver um tempo sobrando aí em Porto Alegre.
Que Deus lhe abençoe profundamente e conte com minhas orações a seu favor.
De um verdadeiro amigo de coração. Carlos Henrique de Carvalho. Moro em Joinville na rua Emílio Artmann 104 cujo cep [e 89204-270 no bairro América. Deixo meu endereço para correspondência. Um grande abraço.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>