Sintonia Online

Porto Alegre – 10/04/10 – Mantém viva a chama missionária é o tema do encontro das equipes de SDB e FMA

Porto Alegre – 10/04/10 – Mantém viva a chama missionária é o tema do encontro das equipes de SDB e FMA

     Cinquenta e oito pessoas entre Salesianos, Salesianas e leigos das equipes de Articulação da Juventude Salesiana (AJS) com 24 participantes, Animação Vocacional (AV) com 21 integrantes, Animação Missionária (AM) com a presença de 8 representantes e Comunicação Social (CS) com 6, participaram do encontro que iniciou às 8h de sábado.

     O evento ocorreu na Casa Santa Teresa, sede da Inspetoria Nossa Senhora Aparecida em Porto Alegre, RS. A acolhida ficou por conta da Ir. Maria Alzira Souza e Silva de POA, enquanto a oração da manhã ficou sob a animação da Ir. Rosalina Farias Lemos, da comunidade Nossa Senhora das Graças de Guarapuava, PR.

     O tema do cultivo foi ministrado pela Ir. Maike Loes, Secretária Inspetorial das FMA e por P. Sandro Poffo, diretor do Parque Dom Bosco em Itajaí, SC. Ambos participaram entre os dias 30 de agosto e 04 de setembro de 2009 do Encontro de Ação e Animação Missionária em Quito, Equador. Com a bagagem adquirida nesta experiência os palestrantes deixaram claro que é necessário atravessar as fronteiras para evangelizar. “Hoje em dia é mais fácil atravessarmos as fronteiras geográficas do que as culturais, sociais e políticas para chegarmos verdadeiramente ao coração das pessoas”, afirma Ir. Maike.

     A Irmã afirma ainda que "as FMA nasceram missionárias e é esse fato que deve cada vez mais dar esperança para que a ternura e a misericórdia façam parte do cotidiano de solidariedade dos grupos. Estamos aqui porque alguém teve paixão missionária antes de nós”, declara a Irmã.

     Nas palavras de P. Sandro ser integrante de algo é ser co-responsável pelo sucesso ou não desse projeto. “Temos que entender as prioridades de cada pessoa, de cada região. Entender o contexto social e religioso. Sem interação e sinergia não existe a possibilidade de vencer os desafios para a animação missionária”, enfatiza.

     O dia encerrou com a Celebração Eucarística presidida pelo P. Woldinei Júnior de Souza, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Ponta Grossa PR com animação do S. José Sávio Mariano do Aspirantado Salesiano de Curitiba, Lindóia e do S. Magnus Antonio Petry.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>