Sintonia Online

Santa Rosa – IEDB – 14/08/2010 – Debate político com candidatos a Deputado Estadual do RS

Santa Rosa – IEDB – 14/08/2010 – Debate político com candidatos a Deputado Estadual do RS

     Cidadania e democracia na prática. Foi essa a aula que estudantes do Colégio Salesiano Dom Bosco de Santa Rosa tiveram no sábado, dia 14 de agosto. Na oportunidade a escola convidou um candidato a Deputado Estadual de cada partido com diretório constituído no município para apresentar suas propostas à comunidade escolar. Além dos estudantes, também foram convidados os pais, colaboradores e educadores.
     Os candidatos responderam a perguntas sobre educação, desenvolvimento regional e políticas públicas para a juventude, bem como tiveram um espaço para fazer considerações gerais sobre sua trajetória pessoal e política. As perguntas foram elaboradas a partir de um trabalho de entrevistas feitas pelos estudantes com jovens de sua idade sobre as principais preocupações que os afligem, sua opinião sobre a política e quais as qualidades que levam em consideração na hora de escolher seus candidatos. O tema da política é recorrente na escola e é trabalhado pelos componentes curriculares de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Nas entrevistas, 44% das respostas indicam a principal preocupação a educação, seguida da violência com 20%. Sobre os itens levados em consideração na hora de escolher um candidato aparece em primeiro lugar as suas propostas, seguido do passado do candidato e do seu perfil pessoal. A opção pela escolha por partido ficou somente em quarto lugar. Outro item de destaque da entrevista refere-se ao interesse dos estudantes sobre a política. 42% definem a política como "importante", 39% como "decisiva", 14% como "chata" e 3,4% como "desinteressante". Além disso, as entrevistas revelaram que 72,2% ainda não definiram em quem pretendem votar para Deputado Estadual neste ano.
     Participaram do debate os candidatos Aloísio Classman do PTB, Artur Lorentz, do PP; Jéferson Fernandes do PT, Sandra Padilha do PCdoB e Zilá Breitembach, do PSDB.
     Para o professor de História Airton Rodrigues da Silva, que mediou o debate, a ideia foi aproximar os estudantes com os candidatos e com a própria política e oportunizar um momento de discussão acerca dos temas que preocupam a juventude, estimulando desta forma o interesse pelo pleito eleitoral. "Estudamos na sala de aula a construção da cidadania moderna na Revolução Francesa; o surgimento do conceito de política e da democracia na Grécia antiga; a história da política brasileira entre outros temas e não poderíamos deixar passar esse momento rico para o país sem discuti-lo na escola", comenta o professor. Ainda segundo Airton, "o Brasil vive um momento de afirmação da democracia, pois estaremos elegendo o(a) 10º presidente(a) da República em 121 anos de história republicana, desde a criação da Justiça Eleitoral, e pela primeira vez elegeremos o(a) sexto(a) presidente(a) consecutivo(a), algo que nenhuma geração experimentou".
     A prática de trazer candidatos para a escola já é uma tradição e faz parte de uma proposta de desenvolver a cidadania e o protagonismo nos jovens, uma das metas perseguidas por Dom Bosco, que acreditava na força transformadora da juventude e dedicou sua vida a esta causa. Com esta prática o colégio, que completa 50 anos de trabalho em educação, vem contribuindo cada vez mais para a formação de lideranças que ocupam cargos nos diversos setores da sociedade, destaca Pe. Osvaldo Bisewski, diretor da Escola.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>