Sintonia Online

Itajaí – Colégio Salesiano – 02 a 04/09/10 – Hoje é dia de visita! Pe. Natale Vitali vem aí!

Itajaí – Colégio Salesiano – 02 a 04/09/10 – Hoje é dia de visita! Pe. Natale Vitali vem aí!

     Sua presença faz parte do compromisso do Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Pascual Cháves, de fazer uma visita a cada obra salesiana, a cada 6 anos. Como ele não conseguiria visitar pessoalmente todas as casas salesianas, nomeia um visitador. Ao todo 8 padres percorrem as diversas regiões do mundo, em nome do reitor.
     “Eu mais observo do que falo”, afirma ele. Esta é sua principal função. Verificar como está o trabalho salesiano em cada unidade. Depois de sua visita ele produz um relatório e conversa com o Reitor Mor sobre cada obra.
Visita no Colégio Salesiano
     Em Itajaí Pe. Natale Vitali, ficou de 02 a 04 de setembro. Aqui teve a oportunidade de conhecer e se encontrar com alunos, professores, funcionários e pais. Visitou as salas de aula e conversou com os jovens da AJS – Articulação da Juventude Salesiana . Motivou-os para que construíssem um projeto de vida visando sempre fazer o bem para os outros.
A conversa com os professores aconteceu no final do dia. Para eles P. Natale lembrou os 5 ideais necessários para ser um bom educador salesiano: crer no Jovem; contruir um projeto de vida com eles; ajudá-los a descobrir os verdadeiros valores da vida; manter sempre um ambiente salesiano no colégio e não esquecer o objetivo final da educação salesiana, que é a evangelização. “Temos que preparar os alunos para o vestibular e para a universidade, mas temos como meta principal formar bons cristão e honestos cidadãos”, completou ele.
     O encontro seguinte foi com os funcionários e APM – Associação de Pais e Mestres. Para eles deixou a mensagem de que todos são educadores. “Cada um tem uma função específica, mas todos devem educar pelo exemplo, pelo bom relacionamento pessoal.” Completou dizendo que "todos devem contribuir para que as obras sejam Escola que educa, paróquia que evangeliza, casa que acolhe e pátio para se encontrar com os amigos."
     P. Natale encontrou-se também com a equipe diretiva, para quem lançou os desafios e compromissos da obra salesiana. A visita do Pe. Natale terminou no sábado, com uma celebração eucarística na capela do colégio. Tão diferentes e tão iguais.
     Cada cidade, cada país e cada obra salesiana é diferente. Está num contexto e numa realidade diferentes. Quando perguntado o que tem em comum nos lugares que visita, P. Natale foi rápido na resposta: ”Jovens alegres”. “Quando entrei no Salesiano foi como se já estivesse aqui há muito tempo. É muito bom encontrar crianças e jovens que gostam de estar no colégio, que tem liberdade e ajudam uns aos outros. Este é um dos principais indicadores de que uma obra salesiana está no caminho certo”, finalizou.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>