Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 04 e 05/09/10 – Acampamento de grupo do 25º Grupo Escoteiro Dom Pedro I

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 04 e 05/09/10 – Acampamento de grupo do 25º Grupo Escoteiro Dom Pedro I

     Com a assessoria dos chefes (adultos voluntários) e a diretoria do Grupo Escoteiro Dom Pedro I, que tem como sede o Centro Social Urbano do Iririu, o grupo realizou no final primeiro final de setembro deste ano um acampamento no pátio do Centro Educacional Dom Bosco. O evento serviu para comemorar os 27 anos do Grupo e o XII Mutirão Nacional de Ação Comunitária com o tema: Limpo de Corpo, Alma e Drogas.
     Juntos construímos uma nova história de protagonismo da União dos Escoteiros do Brasil com o tema: Limpo de Corpo, Alma e Drogas. Através destas atividades o grupo pretende despertar a consciência dos jovens em relação as drogas, aprofundar e testar seus conhecimentos sobre o uso da mesma, explicar de maneira lúdica porque devemos ou não confiar em algumas pessoas, demonstrar aos lobinhos que dedem evitar receber presentes ou qualquer oferecimento de estranhos, e conscientizar sobre o perigo das drogas e socialização entre jovens. As atividades de socialização e integração abrangem o trabalho das seis áreas de desenvolvimento do membro juvenil, priorizando seu desenvolvimento físico, mental e espiritual através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.
seu desenvolvimento físico, mental e espiritual através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre.O Fogo de Conselho, como muitas das atividades que caracterizam a mística e ambientação do Programa Escoteiro, tem sua origem nas observações do Fundador sobre os costumes, valores e tradições culturais dos muitos povos que conheceu durante suas viagens, é um momento de descontração e alegria onde o jovem pode expressar sua amizade, sociabilidade, entusiasmo, talento enfim, tudo que é bom e que deve ser desenvolvido neste período da vida. Baden Powell, ao criar o Fogo de Conselho se inspirou em rituais semelhantes. Os índios americanos faziam reuniões em torno das fogueiras, para comentar seus feitos do dia, suas aventuras e suas preocupações. Era ali, que eram tomadas as grandes decisões. Já na África, aparecia a figura do "contador de histórias", o homem que sabia de cor toda a história da tribo e era o guardião de todas as tradições. Era ele quem, nas horas importantes, relembrava os exemplos mais adequados para o Escotismo. O Fogo de Conselho é uma reunião noturna, em que todos se procuram se divertir, cantar, representar peças ligeiras, danças folclóricas , refletir ou aprender algo novo, iluminados pela luz de uma fogueira. O Movimento Escoteiro, através de seu programa e método, procura ajudar o jovem a crescer espiritualmente, principalmente na sociedade multicultural em que vivemos e requer que seus membros "cumpram seus deveres para com Deus". Todos os membros do grupo são estimulados a ter uma religião e seguir fielmente seus preceitos.
     O movimento escoteiro auxilia seus membros a se desenvolverem em suas próprias religiões e incentiva todos aqueles que a terem uma religião, a buscar uma que melhor atenda suas necessidades e expresse sua fé em harmonia com membros participantes de outras religião, Aproximadamente cem pessoas participaram do acampamento que contou com a participação de pessoas convidadas do Grupo que está em faze de implantação que é o 64º Grupo Escoteiro Allan McLaud da Praia do Ervino. Atualmente o grupo conta com 120 membros entre membros juvenis e adultos voluntários.
     Zuneide Magalhães, diretora presidente do grupo fala que o acampamento representou um excelente aprendizado, vendo e agindo com todos os escoteiros incluindo adultos, a forma como foram conduzidas as atividades, o comportamento dos jovens diante de situações de respeito com o próximo e com o ambiente ao seu redor, a preocupação dos mesmos com os problemas do mundo como: drogas, violência, corrupção etc. a alegria estampada em seus rostos, enfim, uma atividade que serve de exemplo para muitas instituições que têm por finalidade cuidar das crianças que serão os próximos lideres e governantes da nossa nação. Foi um acampamento muito alegre e contribuiu imensamente para o crescimento pessoal de cada criança e jovem que ali estavam graças ao companheirismo de todos e toda a energia espiritual que o local nos transmitiu.
     Nossos sinceros agradecimentos aos salesianos de Dom Bosco, por proporcionar a nós voluntários do Grupo Escoteiro Dom Pedro I oportunidades em contribuir para o desenvolvimento juvenil através da prática, da vida em equipe, no trabalho ao ar livre e fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina, construindo um mundo melhor.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>