Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 21/10/10 – Pequeninos tem lições de Rapel em Itajaí

Itajaí – Parque Dom Bosco – 21/10/10 – Pequeninos tem lições de Rapel em Itajaí

     O desafio ocorreu no parquinho da obra social sob a supervisão dos acadêmicos de Educação Física da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) no dia 21 de outubro.

     Raiana da Silva, de 8 anos, é educanda do Programa de Educação Complementar da casa salesiana e relata em poucas palavras o desafio da experiência. “É difícil, dá medo no começo, mas é divertido”.

     A técnica também conhecida como “alpinismo em cachoeira” foi inicialmente registrada em 1879 por escaladores franceses durante a conquista do Petit Dru, paredão de rocha perto de Chamonix, na França.

     Segundo o acadêmico da Univali Daniel Francisco Ferreira Santos o objetivo da atividade é apresentar uma temática diferenciada da prática da educação física na escola. “Essa atividade é algo que, dificilmente, os alunos iriam vivenciar em outro local. Além disso, esse esporte trabalha as formas de segurança através da escalada e o convívio com o meio-ambiente”, declara Daniel.

     Ele esclarece ainda que o termo "rappel", oriundo da língua francesa, significa trazer, recuperar. “Na verdade, o esporte, hoje amplamente difundido, é a técnica de recuperar a corda para ser novamente utilizada no processo de uma escalada”.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>