Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 13 e 14 de novembro de 2010 – 3ª Etapa da Escola Diocesana de Lideranças Juvenis

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 13 e 14 de novembro de 2010 – 3ª Etapa da Escola Diocesana de Lideranças Juvenis

     Através de dinâmicas individuais e de grupo, momentos festivos, de partilha, de deserto, missa e leitura orante da Palavra de Deus, Pe. Carlos esclareceu aos jovens o significado da palavra espiritualidade, motivou para que percebessem como se dá a relação do jovem com Deus e com a Igreja, e valorizou a maneira como a juventude manifesta sua espiritualidade. De acordo com o jovem Rodrigo Rohweder que participou de todas as etapas da Escola Diocesana, "a maneira como ocorreu esse encontro foi muito impactante e diferente, porque refletimos sobre nós mesmos e nossa relação com Deus". Rodrigo tem 16 anos e optou por se inscrever neste curso pela necessidade de formação, visto que ele faz parte da equipe de coordenação do grupo de jovens Dom Bosco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Massaranduba.      Iniciada em 2010 a Escola Diocesana de Lideranças Juvenis surgiu com o objetivo de capacitar coordenadores e jovens participantes dos grupos, e também para desenvolver lideranças e assessores que acompanhem os jovens em sua missão pastoral. É um projeto constituído por seis etapas, com duração de dois anos (2010-2011) e está sendo coordenado pela Pastoral da Juventude, Centro Dom Hélder Câmara e Articulação da Juventude Salesiana da Paróquia Santo Antônio de Joinville. Segundo Eloizio da Silva Vieira, um dos coordenadores do projeto, "a Escola é um ponto de referência para formação juvenil na diocese. Se todas as paróquias tivessem representantes com certeza haveria um trabalho de evangelização mais integrado".
     A metodologia utilizada no curso segue os passos ver-julgar-agir-avaliar-celebrar e as temáticas são: Juventude x Juventudes; Juventude e Comunidade; Juventude e Espiritualidade; Juventude e Igreja; Juventude e Liderança e Juventude e Compromisso. No entanto, além das seis etapas a escola também é composta por atividades complementares como fóruns, eventos e atividades de campo, para que os participantes apliquem os conhecimentos teóricos em suas comunidades.
     Em 2011 serão realizadas as últimas três etapas da Escola Diocesana. Nos dias 12 e 13 de março o tema será Juventude e Igreja; entre os dias 21 e 22 de maio os participantes refletirão sobre Juventude e Liderança e o último encontro será realizado nos dias 10 e 11 de setembro tendo com tema Juventude e Compromisso. Esse projeto terá continuidade em 2012, quando iniciará uma Escola para Assessores.

Jean Davi Frainer

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Joinville – Paróquia Santo Antônio – 13 e 14 de novembro de 2010 – 3ª Etapa da Escola Diocesana de Lideranças Juvenis

Ricardo Rohweder (de Massaranduba) disse...

06/12/2010 às 0:00

Uma pequena correção, é Ricardo Rohweder e não Rodrigo.

Mas o que vale é a intenção né Jean! Valew

A escola/retiro estava ótima :D

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>