Sintonia Online

Campos Novos – 02/01/11 – P. WOLDINEI JÚNIOR DE SOUZA É SEPULTADO EM SUA TERRA NATAL

Campos Novos – 02/01/11 – P. WOLDINEI JÚNIOR DE SOUZA É SEPULTADO EM SUA TERRA NATAL

     P. Woldinei, filho de Jorge e Carmen; irmão de Valmir e Valdir, nasceu em Campos Novos em 24 de maio de 1981, na solenidade de Nossa Senhora Auxiliadora. Teve uma família que o educou na fé. Esta fé, aprendida na família de sangue, conduziu o P. Woldinei a ter uma vida fundamentada em Deus. Em Campos Novos, teve contato com as Filhas de Maria Auxiliadora e descobriu a Família e a Congregação Salesiana, que passou a ser sua família por opção a partir do momento que realizou a Primeira Profissão Religiosa no dia 27 de janeiro de 2001. Desde que entrou no aspirantado até a ordenação presbiteral, que foi realizada em sua terra natal no dia 20 de dezembro de 2009, o P. Woldinei percorreu um longo caminho de formação. A formação que teve permitiu-lhe conhecer e se encantar cada vez mais por Jesus Cristo. A tal ponto que decidiu seguir Jesus como salesiano padre para se dedicar aos jovens e ao Povo de Deus do jeito de Dom Bosco.
     O P. Woldinei amava muito a Família Salesiana. Tinha uma veneração especial pelos seus santos e bem-aventurados. Almejou muito a vida sacerdotal. Escolheu como lema sacerdotal: "Pai, seja feita a tua vontade". Teve tão pouco tempo para exercer o ministério para o qual foi preparado e acompanhado com carinho pelos salesianos. Foram apenas 378 dias como padre. Há poucos dias, tinha sido nomeado para assumir a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora de Ponta Grossa, PR, no serviço de pároco. Ainda não tinha assumido o novo serviço.
     Há alguns dias sentia fraqueza e dores abdominais. Foi atendido por diversos médicos em Ponta Grossa e em Campos Novos. Foi medicado com diagnósticos diversificados. Nos últimos dias passava férias com os familiares em Campos Novos, quando teve que ser internado às pressas em Joaçaba, SC, no Hospital São Miguel, onde faleceu após diversas cirurgias. Antes da morte foi atendido em confissão e recebeu a unção dos enfermos. Causas da morte que constam na certidão de óbito atestada pelo Dr. Walter Wendhausen Rothbarth: Septicemia abdominal, D. Inflamatória intestinal, insuficiência renal.

     O corpo do P. Woldinei foi velado por um período na sua comunidade de origem (Bom Jesus) e outro período na igreja matriz da cidade de Campos Novos. Durante o velório foram realizadas diversas celebrações. Na missa fúnebre, presidida pelo Inspetor Salesiano P. Orestes Carlinhos Fistarol, estavam presentes muitas pessoas: diversos Salesianos, Filhas de Maria Auxiliadora e outros membros da Família Salesiana; o Administrador Diocesano de Joaçaba e sacerdotes do clero secular de Joaçaba, Pelotas e Lages e missionários escalabrinianos aos quais é confiada a Paróquia de Campos Novos; religiosos(as) e membros de Institutos Seculares; delegações da cidade e outras vindas dos três estados da Inspetoria; três salesianos da Inspetoria de São Paulo; o Prefeito Municipal de Campos Novos; lideranças das comunidades da paróquia de Campos Novos. As maiores delegações vieram de Ponta Grossa, Guarapuava e Curitiba.
     P. Woldinei foi sepultado no Cemitério Municipal Dom Daniel Hostin, de Campos Novos, no final da tarde de 03 de janeiro de 2011.

A Inspetoria Salesiana quer manifestar alguns agradecimentos a Deus:
- pela vida do P. Woldinei e pela sua vocação salesiana e sacerdotal;
- pelos pais do P. Woldinei que o educaram à fé e não colocaram obstáculos para que fosse salesiano padre;
- pelas Filhas de Maria Auxiliadora que ajudaram a despertar a vocação para a vida salesiana do P. Woldinei;
- pela comunidade paroquial de Campos Novos que acolheu com tanto carinho e deu suporte às delegações vindas de fora;
- pelo Dr. Walter e sua equipe que esgotaram as possibilidades para salvar a vida do P. Woldinei;
- pelas pessoas envolvidas na animação dos rituais de exéquias e pelas que participaram dos funerais dando apoio aos familiares.

P. Woldinei, da vida eterna, pedimos que interceda a Deus por todos os que continuamos peregrinos neste mundo.

Galeria de Imagens
Comentários

34 comentários em “Campos Novos – 02/01/11 – P. WOLDINEI JÚNIOR DE SOUZA É SEPULTADO EM SUA TERRA NATAL

Rodrigo de Araujo (de Ponta Grossa) disse...

04/01/2011 às 0:00

Um amigo que deixara saudades……descanse em paz
Lembranças do Grupo Renovação Jovem Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Responder

Ir. salvelina (de Guarapuava-Prai de Canto Grande) disse...

04/01/2011 às 0:00

Estamos de férias aqui na prais e honte á tarde fomos surpreendidas com a dolorosa notícia da morte de pe. Voldinei… estarrecidas, oferemos nossas orações em seu sufragio, e pelo consolo e conforto da família, da família salesiana especialmete da Inspetoria São Pio X . Que Deus nos ajude a entender suas mensagens… e quanto A Pe. Volnei, lembramos que com os Magos ofereceu ao menino recem-nascido o melhor de Sí.Condolencias e preces das irmãs salesianas -salvelina,tecla, ana mondini. Ercilde e Lurdes Paoletto.

Responder

silvio (de Ponta Grossa) disse...

04/01/2011 às 0:00

Jamais entenderemos porque as pessoas que mais amamos neste mundo se vão
Pe. Woldinei teve uma passagem rápida pela terra.Deus na sua infinita misericórdia e no seu grandioso amor fez do Pe.Woldinei um instrumento do amor do seu amor a tantas pessoas que se encantaram com o seu jeito de ser salesiano ao Povo da Paróquia Auxiliadora de Ponta Grossa
Que Deus o tenha no seu descanso eterno e que Nossa Senhora o guie onde estiver ao coração de Jesus
Silvio Fernando Cerino dos santos

Paróquia Auxiliadora de Ponta Grossa

Responder

Marisa (de Ponta Grossa) disse...

04/01/2011 às 0:00

O Pe. Woldinei representou aqui na terra um anjo que cau do céu e por inde ele passou deixou marcas de luz. Um anjo alegre, disposto, educado e muito feliz pela vocação que havia escolhido. Com muitas lagrimas de feliciade ele recebeu sua ordenação e nós sorriamos o tempo todo. Hoje nós com muitas lagrimas nos despedimos deste anjo que Deus encontrou perdido aqui no meio de nos e ele com muitos sorriso no rosto volta aos braços do Pai. Obriaga Deus por nos ter deixado contemplar a presença de um anjo no meio de nós.

Responder

Vilson Rocha (de Joinville) disse...

04/01/2011 às 0:00

Fomos Grandes amigos…e com certeza deixará saudades…Meus sinceros sentimentos a todos os familiares..e que nosso Amigo Pe. Woldinei…Descanse em Paz!!

Responder

Maria Inês (de Itu SP) disse...

05/01/2011 às 0:00

Os desígnios de Deus para seus filhos prediletos é difícíl de entender…Mas depois de acolhido, entendemos que Deus tem um plano de Amor!
(uma mãe que o Pai do Céu também quiz p/ junto de si, há 9 anos, um jovem, Rafael de 22 anos)

Minhas orações pela família de modo especial os pais e irmãos
e a Família Salesiana

Responder

candido (de Jau -sp) disse...

05/01/2011 às 0:00

” falar do pe woldinei, uma pessoa iluminada por Deus, sincero, amigo, feliz com a vida,tenho certeza que ao lado de Deus e Maria esteja intercedendo por nós, meus singelos carinhos e atençao a familia, meus pesames, busquem força e paz pois ele com certeza esta bem e feliz, abraços fraternos do amigo candido

Responder

P. Gilson,SDB (de Joinville - SC) disse...

05/01/2011 às 0:00

É tão estranho
Os bons morrem jovens
Assim parece ser
Quando me lembro de você
Que acabou indo embora cedo demais

Eu continuo aqui
Meu trabalho e meus amigos
E me lembro de você
Em dias assim
Dia de chuva, dia de sol
E o que sinto não sei dizer…

Vai com os anjos, vai em paz
Era assim todo dia de tarde
A descoberta da amizade
Até a próxima vez…

É tão estranho
Os bons morrem antes
Me lembro de você
E de tanta gente que se foi
Cedo demais!

Lembro das tardes que passamos juntos
Não é sempre mais eu sei
Que você está bem agora
Só que neste mundo
O verão acabou.
Cedo demais!

Os Bons Morrem Jovens – Legião Urbana)

Responder

Jandira da Graça Oliveira (de Curitiba) disse...

05/01/2011 às 0:00

Morte – essa estranha que visita, sem dó, os nossos lares, assim sem aviso e sem alardes, mas que, misteriosamente, conduz ao lugar prometido e preparado desde a eternidade….
Nossas condolências e nosso respeitoso afeto aos familiares do P. Woldinei, aos amigos, padres e demais salesianos.
Jandira – ADMA – Comunidade Menino Jesus de Praga – Bairro Lindóia -Curitiba-PR.

Responder

JACKSON, TEREZINHA , SIMONE E ANTHONY (de PONTA GROSSA) disse...

05/01/2011 às 0:00

COM MUITO ESPANTO E DOR RECEBEMOS UMA NOTICIA QUE ESPERÁVAMOS NUNCA OUVIR, DO AMIGO E PAI ESPIRITUAL P. WOLDINEI.
AGORA ENTENDEMOS O QUE TODOS ME PERGUNTAM, PQ OS BONS MORREM. QUE DEUS É ESSE QUE LEVA OS BONS E DEIXA OS MAUS…. DE FATO O LUGAR DOS BONS É O CÉU. “SEDE PERFEITOS, COMO VOSSO PAI É PERFEITO”.
COM PROFUNDA TRISTEZA ACEITAMOS A VONTADE DIVINA E NOS ESPANTAMOS SOMENTE COM A PRESSA COM QUE DEUS QUIS RECEBER SEU SANTO APÓSTOLO WOLDINEI LA NO CÉU.
EU E MINHA FAMÍLIA ROGAMOS A DEUS PELO CONFORTO DE SEUS FAMILIARES, ACOLHIMENTO DIVINO DE SEU SERVO NO CÉU, DISCERNIMENTO E LUZ PARA NOSSA INSPETORIA PARA REVER SEUS PLANOS PARA NOSSA COMUNIDADE EM 2011, CONFORTO E ANIMO A COMUNIDADE PAROQUIAL PELA PROFUNDA DOR QUE HJ SENTE E QUE LOGO DE LUGAR A MOTIVAÇÃO DO TRABALHO APOSTÓLICO ENSINADO PELO P. WOLDINEI E FORÇA PARA CONTINUARMOS FIEIS A DEUS NO AMOR E NA FORMAÇÃO, 2 ELEMENTO VIVOS E PRINCIPAIS DA VIDA DE NOSSO AMIGO E SACERDOTE P. WOLDINEI.
QUE A ALMA DO FIEL P. WOLDINEI, PELA MISERICÓRDIA DE DEUS, DESCANSE EM PAZ…

Responder

Lausimar (de PONTA GROSSA) disse...

05/01/2011 às 0:00

Sentiremos muito sua falta em nossa Paroquia, em Nossa capela N.S. Aparecida, mas Deus fez sua vontade,não deixe de interceder por nós junto a Dom Bosco e N.S Auxiliadora, o ceu esta em festa com sua chegada,saudades eternas.

Responder

Wilmar (de Ponta Grossa - Pr.) disse...

05/01/2011 às 0:00

Na Homilia do Pe. Orestes na missa de despedida do nosso amigo, irmão, e porque não filho, em Campos Novos, é que me consolei, pois Deus na sua infinita bondade também precisa de anjos jovens no céu para o seu auxilio. Saudades eternas, sua benção e interceda por nós Pe. Woldinei.

Responder

José Valdir e Adriana (de Ponta Grossa/PR) disse...

05/01/2011 às 0:00

Não morreu, mais nasceu para a vida eterna……..pensamos sempre na alegria que nos deu o Padre Woldinei com sua presença aqui no meio de nós, e hoje ficamos tristes pois não estarás mais aqui conosco, mais numca esqueceremos daquele sorriso marcante que nos encantou, estaremos sempre em oração para que Deus conforte esta familia que hoje chora…… um forte abraço.

José, Adriana, Lucas e Maria – Capela Dom Bosco – Ponta Grossa/PR

Responder

P. Dácio Bona (de Bagé - RS) disse...

05/01/2011 às 0:00

Estava passando uns dias com meus 10 irmãos no alto da serra, em Doutor Pedrino – SC onde não se tem contato com internet e nem com Celular.
Foi um susto que levei quando no dia 05/01/11 fiquei sabendo do falecimento do Wodinei, na Vila Guaira – ISAS. Por uns minutos parecia simplesmente uma mentira.
Não só que o Senhor o tenha na Glória, mas que ele interceda a Deus por nós.
Aí está a prova de como somos limitados em nossa vida… precisamos valorizá-la e agradecer a Deus por ela.

Responder

Renata (de Ponta Grossa) disse...

06/01/2011 às 0:00

Pe. woldinei esta fazendo mta falta.. sentimos saudades de seu sorisso, de seus conselhos e de seu jeitinho salesiano de ser.. ainda naum consigo acreditar q ele naum está entre nós. Deus está mto feliz por ter pertinho de si um anjinho, q está intercedendo por nós aki na terra. Saudades Eternas =/ ..Obrigada por tudo Pe. Woldinei

Responder

Alexandre José Krul (de Santa Rosa) disse...

06/01/2011 às 0:00

Que Deus o acolha na morada eterna este amigo!

Responder

MARCELO E JOARA (de PONTA GROSSA - PR) disse...

06/01/2011 às 0:00

UM MOMENTO TRISTE, UMA CERIMÔNIA LINDA!! DESPERTOU EM NÓS O ENTUSIASMO E A VONTADE DE CONTINUAR O COMPROMISSO E A MANIFESTAÇÃO QUE ELE INICIOU EM NOSSO MEIO! QUE CADA UM, COM ESTE EXEMPLO DE AMOR A DEUS QUE ELE DEIXOU, TOME SUA CRUZ E SIGA! NÃO DEIXEMOS NADA PARA DEPOIS, AI ESTÁ A PROVA DE O QUANTO A VIDA É CURTA E MUITAS VEZES DEIXAMOS DE VIVER, POR MEDO OU PREGUIÇA! VAMOS TODOS CONTINUAR ESTA OBRA QUE ESTAVA APENAS COMEÇANDO, COM O MESMO AMOR E ATENÇÃO QUE ELE TINHA COM TODOS!! QUE A COMUNIDADE SE UNA, E CRESÇA… QUE DEUS NOS ABENÇÕE E QUE O NOSSO QUERIDO PE. WOLDINEI, NOS PROTEJA E INTERCEDA SEMPRE POR TODOS NÓS!!! VAI EM PAZ!

NOSSOS SENTIMENTOS AOS FAMILIARES, AMIGOS E SALESIANOS EM GERAL.

Responder

Robinho e Julina (de São Carlos - SP ) disse...

06/01/2011 às 0:00

Ele passou, em São Carlos em 2000 como noviço, e trabalhou em nossa comunidade, ligado diretamente ao nosso grupo de jovens, o Julac 2000 e o oratório Laura Vicunã, sua presença, animação e amizade foram fundamentais, para o nosso crescimento espiritual, uma pessoa que sabia o que queria, amar todos os jovens, sempre falava dos santos, de seu relicario, agora está junto deles, no jardim de Dom Bosco, no céu, olhando e rezando por todos nós!

Woldinei, eu sei que agora sabe ler o que está no nosso coração, por isso posso dizer obrigado por passar em nossas vidas e trazer a alegria de Deus e Dom Bosco estampadas no seu rosto.

Responder

Roberson e Juliana (de São Carlos - SP ) disse...

06/01/2011 às 0:00

Ele passou, em São Carlos em 2000 como noviço, e trabalhou em nossa comunidade, ligado diretamente ao nosso grupo de jovens, o Julac 2000 e o oratório Laura Vicunã, sua presença, animação e amizade foram fundamentais, para o nosso crescimento espiritual, uma pessoa que sabia o que queria, amar todos os jovens, sempre falava dos santos, de seu relicario, agora está junto deles, no jardim de Dom Bosco, no céu, olhando e rezando por todos nós!

Woldinei, eu sei que agora sabe ler o que está no nosso coração, por isso posso dizer obrigado por passar em nossas vidas e trazer a alegria de Deus e Dom Bosco estampadas no seu rosto.

Responder

Gustavo (de João Pessoa) disse...

06/01/2011 às 0:00

Não o conhecia, mas fiquei muito triste com sua partida. Sendo eu também um membro da Família Salesiana, peço a Deus que o acolha no Paraíso. Descanse em paz, Pe. Woldinei.

Responder

Caio Luiz (de São Paulo) disse...

06/01/2011 às 0:00

A noticia me pegou de surpresa , não sabia que o Pe Woldinei estava doente e sim de férias, estou muito triste porque ele era meu amigão , Que esteja na companhia de Deus e Maria Auxiliadora que ele amava tanto

Responder

Simone Ramalho -Sta Teresinha/SP (de São Paulo) disse...

06/01/2011 às 0:00

Tive a oportunidade de conviver com ele ainda diácono… o quanto ele nos ajudou a montar um grupo de jovens!
Aff…qtas lembranças boas
Qdo ele foi embora fizemos uma homenagem com uma musica que se chama ALEGRIA – do Circo de Soleil!
Como foi bom viver esses momentos, ele realmente tinha sede de falar, as palavras saiam da sua boca como por obra do espirito santo mesmo…
Ano passado nessa época ele veio celebrar na nossa Paróquia em SP e agora no Natal ele mandou um torpedo….QUE SAUDADES!
A vida da gente é efemera… por isso temos que viver intensamente e foi muuito bom conviver com esse anjinho de Deus! Estou em oração para o conforto da família e também pelos Salesianos que perderam um grande sacerdote.

Vá em paz amigo…saudades eternas!

Responder

Juliano Lanssarini (de Chapecó) disse...

07/01/2011 às 0:00

“Ah Naum….” Esse era o jargão mais usado pelo querido P. Woldinei. Com saudade lembro das brincadeiras e animações, especialmente com nós formandos.

Meus sentimentos a toda família salesiana.

Descanse em paz P. Woldinei!
Deus lhe chamou antes que imaginássemos.
Olhai por nós!

Responder

Jesser Taylor (de Ponta grossa) disse...

07/01/2011 às 0:00

Uma pessoa maravilhosa,que Deus o quis do seu lado.Pe woldinei interceda por nós.

Responder

valmir assis (de recife) disse...

07/01/2011 às 0:00

Não conhecia o padre Woldinei, mas aqui em Recife também sofremos o 7°dia do ex inspetor Padre Benevides,e em sua missa soube da morte deste servo tão jovem, è com Dom Bosco que rogamos que estes dois filhos diletos estejam. Quanto as Inspetorias do Nordeste e de Porto Alegre, muita força, agora é tempo de esperança. A Mestra conduzirá qual mãe terna ela é.

Responder

FILIPE COPOLA CORNACCHIA (de Campinas) disse...

07/01/2011 às 0:00

Fomos colegas nos tempos de noviviado, tempo breve, mas significativo para conhecer a fé e a ternura do querido Woldinei. Que ele olhe por nós, junto dos santos exemplos que tanto admirava e imitava.

Responder

jucelio dalpiaz (de curitiba) disse...

07/01/2011 às 0:00

Amigos,
a morte do amigo Pe. Woldinei entristece a todos.
mesmo neste momento de dor, vale a pena lembrar os bons momentos vividos e compartilhados com o amigo Woldinei.
a toda Familia Salesiana meus sentimentos…

Responder

Valdeci (de Minas Gerais) disse...

09/01/2011 às 0:00

Carissimo amigo Padre Woldinei… Sinto saudades de lhe ter por perto e poder contar consigo em todos os momentos. Mas, como tudo um dia passa, espero em breve estar
por perto novamente. Saiba que para mim esta amizade não tem fim.
Sinto saudades.

Responder

catia silene travassos (de Massaranduba -SC) disse...

11/01/2011 às 0:00

Hoje Meu dia começou benm, mas foi se se esvaindo como o sorriso que estava em meu rosto, antes de saber do falecimento de um Amigo, Irmão e um grande sacerdote Salesiano.
Estou em oração com toda familia salesiana e com a familia de sousa.
que Deus lhe de o descanço merecido ao lado de Dom Bosco a quem ele tanto amou.Fique com Deus meu eterno amigo. Catia.

Responder

marlene kocion davila (de curitiba) disse...

13/01/2011 às 0:00

fico triste em saber da noticia,pois meu sobrinho está entrando na familia salesiana,oqual ficou muito triste pois ele conhecia o padre Woldinei,que o padre W. interceda por todos os sacerdotes,que aqui na terra estão.marlene avila

Responder

Perla Teresinha de Menezes da Silva (de Viamão) disse...

13/01/2011 às 0:00

Os meus sentimentos a família do P. Woldinei e a família sallesiana…
“Que seja feita a vontade de Deus”.

Responder

Regeane Farago disse...

14/01/2011 às 0:00

Acredito profudamente que Deus quis presentear com um lugar maravilhoso,onde poucos merecem estar antes.. sua passagem entre nós ficará marcada pra sempre, suas pregaçoes fizeram maravilhas em minha vida…

Responder

Zana Mendes (de Itapema) disse...

18/01/2011 às 0:00

Nossa, até agora não consigo acreditar q o Woldinei se foi…
Estudamos juntos no CSP em Ascurra. Ele era divertido e muito esforçado, desde aquela época certo da sua missão!
Nós até duvidávamos de que ele realmente fosse um dia ser padre. Mas quando isso aconteceu ficamos bem felizes, pois ele seguiu com firmeza o caminho que lhe foi trilhado.
E agora depois de tanto esforço, putz, tudo se acaba como uma nuvem que some. Isso é justo?

Responder

Karine Camargo (de Ponta Grossa / PR) disse...

27/01/2011 às 0:00

Quantas missas de verdadeira doação, de verdadeira formação para nós com sua amável homilia, suas criticas..rs..
Lembro-me que quando terminava a liturgia da Palavra durante a missa, sempre dizia: “Vamos ver como está a memória dos católicos! De que livro foi a 1ª Leitura?..” Nunca mais deixei de lembrar as leituras, guardar bem quais eram os livros Sagrados citados..
Aí está, um Padre (Santo, isso não erro em dizer), que nos deixou um memorial, muito mais do que fotos, mais valioso que qualquer outra coisa, nos deixou a certeza de um céu, nos deixou a vontade da santidade e da servidão a Deus..
Nos deixou seu nome e sua imagem gravados em nós..
Obrigada pela sua vida! Obrigada pelo seu sacerdócio! Obrigada por ter dito sim!

Saudades, nos encontramos na eternidade!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>