Sintonia Online

Santiago do Chile – Lo Cañas – 21/03/11 – Cone Sul inicia Visita de Conjunto

Santiago do Chile – Lo Cañas – 21/03/11 – Cone Sul inicia Visita de Conjunto

     Estavam presentes os Inspetores e Conselheiros das Inspetorias da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Brasil. Da Inspetoria de Porto Alegre participam o P. Orestes Carlinhos Fistarol, Inspetor e os Conselheiros P. Asídio Deretti, P. Assis Moser, P. José Rodolpho Hess, P. Marcos Sandrini, P. Osvaldo Bisewski, P. Renato dos Santos e P. Tarcizio Paulo Odelli.
     O encontro iniciou com a celebração da eucaristia, presidida pelo Reitor-Mor. O P. Bregolim fez a homilia em português. "iniciamos, com esta Eucaristia, o nosso encontro da Visita de Conjunto a esta Região América Cone Sul. E’ um momento significativo no qual nos apresentamos a Deus com o nosso ministério de responsáveis pela presença salesiana nesta Região. E’ um momento de avaliação e reflexão, mas também de oração: nele pedimos a Deus o dom da fidelidade ao Carisma e à missão que ele nos confiou através do nosso Pai, Dom Bosco", disse. 
     Na sala de reuniões, o Reitor-Mor esclareceu os objetivos da Visita de Conjunto. Disse que é uma espécie de Capítulo Geral, que influencia a vida das inspetorias e da Região. É também um momento importante para encontrar as linhas de futuro. “Trata-se de uma conversão pastoral. O mundo de hoje mudou, sobretudo o mundo juvenil. Eles vivem num mundo digital, onde nós adultos somos vistos como imigrantes. Devemos mudar de atitudes para ler a realidade”, disse o P. Pascual. E continuou dizendo que “esta visita de conjunto não é uma oficina, um congresso, um seminário, mas “tem a ver com a vida salesiana nesta parte do mundo. O que está em jogo é a nossa identidade, vitalidade, a fecundidade espiritual, pastoral e vocacional. É um olhar sobre a vida e o dinamismo da Congregação nesta Região”.
     O Reitor-Mor disse que “estamos no momento da renovação. Percebe-se uma maior comunicação, sinergia e assunção das orientações do CG 26. Não houve um Capítulo Geral tão bem comunicado e aprofundado como o nosso último Capítulo”. E concluiu sua fala dizendo que “todo o mundo se converteu em terra de missão. Necessitamos, portanto de um novo zelo apostólico e do conhecimento científico de Dom Bosco. Temos fontes históricas que nos permitem conhecer melhor Dom Bosco do que no passado. Começamos esta segunda década com uma série de mudanças: terremoto no Japão e mudanças no Oriente Médio. Quais as atitudes que devemos demonstrar? Abertura de mente e de coração. Devemos estar atentos ao Espírito. Ter um grande sentido de pertença porque o que está em jogo é a vida da Congregação na Região. Um grande protagonismo através da participação. Colocar as nossas preocupações nas mãos do Senhor”.
     A seguir foi feita a avaliação das propostas que foram feitas na última Reunião de Conjunto, que se realizou em 2005 em Brasília e Buenos Aires, respectivamente. Os participantes puderam intervir com reflexões, comentários e sugestões sobre os temas apresentados.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>