Sintonia Online

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 02 e 03/04/11 – Sistema Salesiano de Comunicação Social: tema norteador do encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 02 e 03/04/11 – Sistema Salesiano de Comunicação Social: tema norteador do encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

     Na manhã do dia 02, todos os participantes foram acolhidos com uma oração inicial, seguida das palavras do vice-Inspetor, P. Asídio Deretti. A palestra ficou sob a responsabilidade do P. Tarcizio Paulo Odelli – secretário inspetorial e assessor de comunicação da Inspetoria São Pio X – que iniciou a sua explanação falando do fundamento da Comunicação: "paixão por Deus e pelos jovens".
     P. Tarcizio disse que "não devemos entender a CS numa perspectiva somente técnica. (…). A CS é uma oportunidade para estarmos no meio dos jovens a fim de evangelizar e educar. A Comunicação é o grande pátio, onde se pode encontrar o jovem".
     Neste momento, o grande grupo foi dividido em seis grupos de trabalho, que tiveram como tarefa de estudar a Mensagem do Papa Bento XVI para 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais. A partir da leitura desse texto, os grupos responderam duas questões e após compartilharam as respostas.
     Na parte da tarde, o P. Tarcízio continuou a palestra de apresentação da Comunicação Salesiana. Para ele, "a comunicação é um ecossistema, ou seja, uma pluralidade de fatores interagindo". Ainda, abordou que "Jesus era o perfeito comunicador e que Dom Bosco é nossa inspiração".
     P. Tarcizio citou a fala de Umberto Eco a respeito dos feitos de Dom Bosco. Eco é escritor, filósofo e linguista italiano. Esse teórico do mundo atual, atribuiu a Dom Bosco o fato de ter trazido uma grande revolução no campo das comunicações.
     Dom Bosco possuía uma compreensão ampla de comunicação. De acordo com o P. Tarcizio, Dom Bosco dizia que a comunicação é um campo prioritário de missão e um meio importantíssimo para a missão. "Dom Bosco pensou a Comunicação como um verdadeiro sistema que envolvia a todos. Estava preocupado em escrever para todos os tipos, para todas as classes sociais da sociedade humana".
     Ainda, segundo o P. Tarcízio, "o que caracteriza tanto Francisco de Sales como Dom Bosco, na realidade, é a forma criativa, otimista, gentil, mas insistente que superou todos os obstáculos para a difusão do Evangelho da Salvação. (…). Eles foram em momentos diferentes e lugares diferentes comunicadores da verdade e do amor de Deus e construtores do Seu Reino. Isso é o sistema Salesiano de Comunicação Social".
     A segunda e última atividade de estudo dos grupos foi a leitura e reflexão sobre Carta Circular de Dom Bosco sobre a difusão dos bons livros. Seguindo a mesma dinâmica da manhã, os grupos responderam questões e compartilharam as respostas.
     O encerramento desse dia 02 culminou com a Celebração Eucarística, presidida pelo P. Ademir Ricardo. Cada um dos grupos fez uma prece e entregou um sinal característico da equipe no ofertório.
     No dia 03, a manhã iniciou com a Celebração Eucarística, presidida pelo Inspetor, P. Orestes Carlinhos Fistarol, que falou sobre o tema do 4º domingo da quaresma. Após a missa, o P. Orestes fez alguns comentários para animar os presentes nos trabalhos que estão realizando nas duas Inspetorias através das equipes. Disse que "o desafio é fazer acontecer no ambiente onde se vive aquilo que se discute nestas equipes. É importante transformar papéis em vida concreta e ajudar a criar processos." Cada equipe partilhou datas significativas que irão acontecer ao longo deste ano, destacando-se os Congressos Estaduais da AJS, o Curso de Pastoral Juvenil, A Assembleia Inspetorial, a missão jovens, a Jornada vocacional, projetos de vida e o Encontro Continental de Comunicação Social, que acontecerá em São Paulo no segundo semestre.
     Em seguida, as equipes se organizaram e se reuniram para a realização da reunião separadamente.

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Porto Alegre – Casa Inspetorial – 02 e 03/04/11 – Sistema Salesiano de Comunicação Social: tema norteador do encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

Ir. Conceição Yamamoto (de São Paulo.) disse...

09/04/2011 às 0:00

Parabéns para o maravilhoso grupo que fizerem uma maravilhosa reflexão, sob a orientação de um exímio palestrante… Nossa, coisa digna da Familia Salesiana filhos de D. Bosco !
A imagem desses padres jovens e fresquinhos que acabaram de sair do forno já liderando, sobretudo concelebrando, botando fogo em tudo passa a impressão de uma inspetoria da unidade, cheia de força e esperança, parabéns… !!! Que Nossa Senhora Auxiliadora guie a todos. Com carinho.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>