Sintonia Online

Veranópolis – 11/05/11 – A Missão Salesiana, um projeto comunitário de vida pastoral

Veranópolis – 11/05/11 – A Missão Salesiana, um projeto comunitário de vida pastoral

     O encontro reúne 80 pessoas das diversas Obras da Inspetoria, entre Salesianos, Educadores, Assessores de grupos juvenis, Coordendadores de Pastoral e Agentes de Pastoral das Paróquias. Será concluído na próxima sexta-feira, 13 de maio.
     O encontro iniciou com um momento de espiritualidade preparado pelo tirocinante Adriano Aureo Toillier e delegação de Curitiba/ISAS. Em seguida o P. Asídio Deretti, Vigário Inspetorial, apresentou e acolheu o P. Rafael Borges, integrante do Dicastério da Pastoral Juvenil, assessor do encontro. Após esse momento cada membro se apresentou, dizendo o nome e a função que exerce na Obra onde atua.
     O P. Inspetor fez o discurso de abertura do Encontro de Pastoral Juvenil. Encontro de formação sobre Pastoral Juvenil Salesiana. Disse que “Dom Bosco teve uma opção pelos pobres, especialmente os mais pobres. As nossas constituições no art. 14 dizem: por vós estudo, por vós trabalho e por vós estou disposto a dar a vida… e que tem como finalidade revelar o amor de Deus aos jovens. Intuiu um estilo fundamental, a do Bom Pastor. A Família Salesiana é um vasto movimento a serviço da educação e evangelização da juventude. A PJS é a nossa forma de viver e atuar a missão salesiana de acordo com o coração de Dom Bosco. A Congregação nos últimos anos fez uma caminhada na PJS, de modo especial após o Vat. II. Uma reflexão mais particularizada realizada pelo Dicastério e também com a ajuda dos locais. Este esforço teve boas manifestações: a elaboração dos Projetos Orgânicos, e dos Projetos Educativos-Pastorais por áreas e locais; A Espiritualidade Juvenil Salesiana mais comunicada e vivenciada entre os jovens e educadores(as), como conteúdo unificador da Articulação da Juventude Salesiana; Itinerários de educação humana, cristã e cidadã como síntese contextualizada de evangelização juvenil, a consciência do trabalho da dimensão missionária e vocacional como parte essencial da PJS, a certeza de que o acompanhamento vocacional é parte intrínseca de uma autêntica pastoral juvenil, fundada na relação profunda e personalizada com Jesus Cristo. Reunimos aqui, pessoas com a função de animação e governo, para pensar projetos possíveis e viáveis para aprimorar a PJS respondendo aos novos tempos. Governar sem animação é matar a missão. Muita animação sem vontade política pode ser fogo de palha. Animar governando e governar animando”. Em seguida, agradeceu o P. Rafael por ter aceitado o convite e pela presença entre nós nestes dias. Confiou a Nossa Senhora e Dom Bosco o bom êxito do encontro.
     O P. Rafael entregou aos participantes o Plano de Curso, numa apostila que foi preparada pela Inspetoria Salesiana. Antes do meio dia os participantes foram divididos em grupos para fazer uma reflexão e debate sobre o “Oratório de Dom Bosco – assim funcionava o Oratório”. Foi um exercício de diagnóstico na práxis de Dom Bosco, do Oratório ambulante a Valdocco.

Quem deseja as fotos em tamanho maior, veja neste link:
https://picasaweb.google.com/tarpaulo/ENCONTROINSPETORIALDEPASTORALJUVENILVeranopolis11A13DeMaioDe2011#

Galeria de Imagens
Comentários

2 comentários em “Veranópolis – 11/05/11 – A Missão Salesiana, um projeto comunitário de vida pastoral

Celso Costa (de Ponta grossa) disse...

12/05/2011 às 0:00

Esperamos que este encontro traga bons frutos, e renovação no projeto juvenil de nossas comunidades afim de resgatar o fervor dos jovens pela igreja e plos projetos de melhoria social.
Uma pena não podermos ter um representante no encontro devido aos compromissos pessoais de nossos assessores e articuladores, mas estamos unidos em oração…

Responder

Luana Francine dos Santos Bocalon (de Guarapuava) disse...

12/05/2011 às 0:00

Oie *-* meu nome é Luana Francine, tenho 15 anos e faço curso na obra aqui de Guarapuava “Instituto educacional Dom Bosco”, entrei no site li o antigo sobre o encontro e estou escrevendo pra vcs ai :P
Como adolecente sei bem a importancia que essa casa tem pra mim e pra muita gente, sei quantos amigos meus sairam da rua, ficar o dia todo sem fazer nada só fazendo tonguice pra vim aqui e ver que vc pode fazer a diferença na sua vida, vc pode mudar a sua história, por maior que sejam suas dificuldades, se vc é pobre, se vc mora em um baraco, se vc usa drogas, se vc ta ferado na escola… Aqui dentro nada disso importa, vc é tratado como qualquer outra pessoa, vc é estimulado para dar sempre o melhor de si, para sempre acreditar em vc, se vc tá triste, com algum problema, na sala do curso vc nao tem só um educador pra te ensinar, vc tem uma pessoa que se importa com vc e vem te perguntar se vc ta legal, tá precisando de ajuda quer conversar. E isso eu digo com toda certeza que acontece já tive momentos dificeis em que queria parar de fazer curso parar com tudo, mas teve uma alguém pra me ajuda esse alguém era minha professora, que mesmo sem me conhecer saber nada sobre minha vida, viu que tinha algo errado e soube me ajudar. Aqui dentro desenvolvi talentos que nem eu sabia que tinha, cantar tocar, hoje canto na missa e me orgulho disso, nao tenho vergonha quando meus amigos me convidao pra sair de falar que nao posso por que hoje é dia de ir na missa.
Por tudo isso e muito mais, que estou escrevendo pra vcs ai, vcs que fazem a diferença na vida de pesssoas que vcs nem conhecem, que doam o seu tempo, que saiem das suas casas, deixam suas familias para ajudar a de outra pessoa. Pra vcs hoje eu peço. Nunca desistam de nós, nós valemos a pena, vcs fazem a diferença, vcs sao extremamente importantes, continuem firmes e fortes porque nós precisamos de vcs aqui!

Beijo e voltem logo!
Vivi, Luis, Jean, André, P.Dacio, P. Ademar, P. Heitor, P. Jaime e a todos vcs ai! tenham um bom encontro! :)

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>