Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 26/05/11 – Visita de Inspeção na PASC

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 26/05/11 – Visita de Inspeção na PASC

     Essa inspeção foi conclamada pelo Desembargador José Aquino Flôres de Camargo, primeiro Vice-Presidente do TJRS, Presidente da Comissão de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça, cuja finalidade foi sensibilizar os operadores do direito para a caótica situação do sistema penitenciário a fim de que possam, em conjunto, propor medidas e soluções para o grave problema.

     "No dia 19 de maio, essa mesma comitiva já visitou o Presídio Central de Porto Alegre, hoje, dia 26, visitamos a PASC que é, ou deveria ser, a penitenciária de segurança máxima do nosso Estado, esperamos que após essas inspeções possamos, em conjunto, fazer um levantamento das necessidades do sistema e após um planejamento elaborado de forma multidisciplinar, apresentarmos um projeto de melhorias ao Senhor Secretário de Segurança e ao Governador do Estado, cobrando medidas que possam minimizar os problemas que hoje encontramos nas casas prisionais do nosso Estado. Continuo entendendo que o problema não é só do Estado, enquanto órgão gestor da administração. A questão penitenciária é um problema que afeta toda a sociedade e, por isso mesmo deve ser encarado de frente por ela. Quanto mais as pessoas conheçam essa realidade, tanto mais pessoas vão se engajar na luta pela melhoria das condições das nossas prisões. Só com o enfrentamento da sociedade civil vamos obter as melhorias almejadas, lembrando sempre que a paz nas penitenciárias significa segurança nas ruas. Não é por outra razão que há muitos anos, como professor de direito penal, faço questão que meus alunos visitem as casas prisionais, que conheçam por dentro esses estabelecimentos, que possam não só enxergar essa realidade através da tela da TV, mas perceber, com os cinco sentidos, o que significa a reclusão", explicou o Prof. Roque.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>