Sintonia Online

Itajaí – Paróquia São João Bosco – 01/07/11 – Rumo a Jornada Mundial da Juventude. De um sonho juvenil a uma realidade empolgante.

Itajaí – Paróquia São João Bosco – 01/07/11 – Rumo a Jornada Mundial da Juventude. De um sonho juvenil a uma realidade empolgante.

     Eu, Bruno Sergio Lima, particularmente sempre fui um grande sonhador, ainda me lembro das noites em claro na frente do computador acompanhando a última Jornada Mundial da Juventude, realizada em 2008, na cidade Sidney, na Austrália, ouvindo o seu empolgante hino e "me prometendo" que um dia participaria deste evento.
     Anos se passaram e assim como o evento o meu entusiasmo pela Jornada também tinha passado, até que um dia eu e meu amigo Jorge Antonio Martins Filho, estávamos lendo o "Jornal da Arquidiocese" e encontramos no meio dele um panfleto falando sobre a Jornada Mundial da Juventude. Lembro-me como se fosse ontem, eu comentando com o Jorge: "Sempre quis ir neste evento, o que tu achas, temos coragem para ir?" e ele me disse: "olha bem conversadinho…", então concordamos e começamos a nos preparar.
     Parece engraçado, pensar que um simples panfleto e um sonho passado nos levaria a conhecer jovens católicos do mundo inteiro além da oportunidade de participar de um evento que contará com a presença do Papa Bento XVI.
     E desde então nós vivemos uma grande luta contra o tempo, pois nós tínhamos muita vontade, mas nenhum recurso financeiro. Em julho de 2010, a nossa primeira batalha: convencer nossos pais que nós, dois jovens ainda menores de idade, tínhamos responsabilidade de ir a outro país com idioma, cultura e costumes diferentes do nosso.
     Vencido o primeiro desafio, iniciava o segundo e maior desafio de nossa viagem: a falta de recursos financeiros. Refletimos exaustivamente e com o apoio do Padre José Edemar Rauber, pároco de nossa paróquia São João Bosco, em agosto fizemos uma rifa na qual tínhamos que levantar R$ 4.000,00 que era o valor das passagens. Mesmo com as comunidades da paróquia envolvidas em outros eventos, a providência divina nos ajudou e conseguimos a quantia necessária, para já nos primeiros dias deste ano de 2011, comprarmos as passagens bem como pagar as taxas de embarque. Enfrentamos então o terceiro desafio: a burocracia. A retirada do meu passaporte foi tranqüila, pois já havia completado 18 anos, mas o Jorge, ainda menor de idade, teve que providenciar um grande número de documentos. Ficamos em torno de 20 dias enrolados com papeis para enfim conseguirmos retirar o passaporte dele.
     Depois do passaporte feito e da viagem paga o dinheiro acabou e ainda tínhamos que arcar com despesas como: seguro internacional, a criação de um cartão com fundos mínimos necessários, e uma quantia necessária de euros para entrar na Europa. Depois de muito esforço e mais uma rifa feita, conseguimos saldar quase todas as contas de nosso investimento.
     Para animar nossa caminhada, o Papa Bento XVI, lançou uma mensagem a todos os jovens que vão a Jornada Mundial da Juventude: que os jovens, mesmo enfrentando dificuldades, atrapalhados com a papelada, não percam a motivação para esta viagem: Jesus.
     "Hoje, a poucos dias da Jornada, nossos corações pulsam mais forte, mesmo enfrentando dificuldades, detalhes burocráticos, nada diminuiu a nossa vontade de estar em Madri, onde o mundo verá o coração da igreja pulsar".

Bruno Sergio Lima – @brunosergiolima
Jorge Antonio Martins Filho – @jorgemartinsf

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>