Sintonia Online

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 18/08/2011 – Padre Lino recebe Outorga de Titulo de Cidadão Honorário e a Paróquia Santo Antônio é homenageada pelo seu quinquagésimo aniversário.

Joinville – Paróquia Santo Antônio – 18/08/2011 – Padre Lino recebe Outorga de Titulo de Cidadão Honorário e a Paróquia Santo Antônio é homenageada pelo seu quinquagésimo aniversário.

     O Diácono Permanente Elias Dimas dos Santos foi o orador da sessão que homenageou Padre Lino e a Paróquia Santo Antônio na ocasião a vereadora Dalila Rosa Leal, o primeiro-secretário da Câmara James Schroeder, o vice-presidente, Osmari Fritz, o vereador Maurício Peixer, fizeram homenagens ao Padre Lino, a vereadora Zilnety Nunes convidou os participantes para acompanhá-la num canto pedindo bênçãos e ele, já o Senhor Udo Döeller presidente da ACIJ (Associação do Comércio e Industria de Joinville) e representante do Senhor Luiz Henrique da Silveira Senador da Republica em sua fala abriu precedente em conceder ao Padre Lino além do título de cidadão Honorário também o de Cidadão Benemérito de Joinville. Os padres Serverino Piccinini, SDB, atual Pároco da Paróquia Santo Antônio, e Andréas Tonon, SDB, vigário paroquial agradeceram à comunidade tudo o que ocorreu na paróquia nos últimos 50 anos e, em especial, ao padre Lino pelos 40 anos de dedicação a esta paróquia. Padre Andréas relata ainda a alegria em ver se realizar esta homenagem, sendo ele o grande incentivador e motivador da mesma.
     O presidente Odir Nunes lembrou que a historia da Paróquia Santo Antônio se confunde com a história sacerdotal do religioso, afirma que Padre Lino continua com o mesmo espírito de quando foi ordenado e com a mesma visão social. Citando Bertold Brecht, Odir disse que o sacerdote é imprescindível. Com muita humildade, padre Lino Satler, ao discursar, questionou se a maior honraria concedida pela Câmara de Vereadores encontrava-se de fato suporte em sua pessoa. "Aceitei com humildade este título, levando em conta o cinquentenário da presença salesiana em Joinville e em homenagem a todos os meus colegas no sacerdócio". O proponente da homenagem Pedro Campos descreveu Padre Lino Satler como um homem tranquilo, sereno, porém perseverante e de iniciativa. "Padre Lino é a imagem da simplicidade. Não conheço nesta cidade uma pessoa que mereça tanto este título, porque ele não deixou apenas construções de concreto; ele deixou muita construção nas famílias e na mente das pessoas". O sacerdote agradeceu aos membros da Mesa Diretora e demais vereadores, bem como aos servidores da Câmara e a todas as lideranças por onde trabalhou, pela cerimônia e honraria desta noite. Padre Lino compartilhou o título com todas as comunidades nas quais desenvolveu seu trabalho sacerdotal ao longo dos mais de 40 anos de sacerdócio e também com os presentes no evento.
     Padre Severino agradeceu a casa pela homenagem à Presença Salesiana em Joinville e entregou um ramalhete de flores pra as coordenadoras do Conselho Paroquial, simbolizando o seu carinho por todo o trabalho pastoral e administrativo, realizado pelas lideranças da paróquia e do Centro Educacional Dom Bosco. Após a cerimonia os convidados se deslocaram para o Centro Educacional Dom Bosco onde participaram de um caloroso e delicioso coquetel.

Galeria de Imagens
Comentários

2 comentários em “Joinville – Paróquia Santo Antônio – 18/08/2011 – Padre Lino recebe Outorga de Titulo de Cidadão Honorário e a Paróquia Santo Antônio é homenageada pelo seu quinquagésimo aniversário.

Dácio Bona - sdb (de Guarapuava - PR) disse...

22/08/2011 às 0:00

Bom P. Lino Satler,
Bem merecida esta homenagem que a Comunidade joinvillense lhe dedicou. Pudera, é grande parte de sua vida dedicada à esta cidade de Joinville. Mais tem ela que lhe ser grata.
Quem nos dera que usássemos socialmente um pouco mais esta qualidade da gratidão e das homenagens às pessoas que realmente ajudam a construir a Nova Sociedade.
Parabéns à Comunidade Salesiana de Joinville pelo Evento e à Camara dos Vereadores pela decisão.
Abraços ao P. Lino.
dácio – sdb

Responder

Rui Wroblescki (de Lages - sc) disse...

02/02/2012 às 0:00

Estudei em Ascurra(1958) lembro-me muito bem do então ,clérigo Lino Satler, hoje hmenageodo como cidadão de Joinville. parabéns padre Lino.
Prof. Rui wroblescki.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>