Sintonia Online

Brasília – 26 e 27/08/11 – Congresso Salesiano e Jornada Juvenil culminam na caminhada com Dom Bosco

Brasília – 26 e 27/08/11 – Congresso Salesiano e Jornada Juvenil culminam na caminhada com Dom Bosco

     O Congresso começou com uma cerimônia de abertura que contou com a apresentação de jovens das escolas salesianas de Brasília. Ainda na abertura do evento, foi dada a palavra aos seis Inspetores – Pe. Nilson Faria dos Santos (BBH), Pe. Lauro Shinohara (BCG), Pe. Benjamim Morando (BMA), Pe. Orestes Fistarol (BPA), Pe. Diego Vanzetta (BRE) e Pe. Marco Biaggi (BSP) –, ao Pe. Natali Vitali (Conselheiro Geral para a América – Cone Sul) e ao Pe. Nivaldo Luiz Pessinatti, diretor executivo da CISBRASIL que falaram sobre a importância do evento e do tema proposto. Em seguida, foi apresentado um vídeo institucional produzido pela Rede Salesiana de Escolas (RSE), sobre a história de Dom Bosco e o início da Congregação Salesiana.
     O Congresso teve os seguintes conferencistas e temas: "Sociedade Civil e os Direitos Humanos" – Vanildes dos Santos, Jussara Seidel e José Ivaldo Lucena; "As novas práticas educativas no novo cenário midiático" – Ricardo Chagas; "Os Direitos Humanos e sua trajetória" – Dr. Hugo Sarubbi; "O Estado e os Direitos Humanos" – Lucia Camini; "A Igreja e os Direitos Humanos" – Daniel Seidel; "A proposta salesiana e os direitos humanos" – P. Agnaldo Lima, P. Geraldo Caliman e P. Orestes Fistarol; "Direitos Humanos no Brasil" – Ministra Maria do Rosário Nunes; "Direitos Humanos e as propostas da RSE, RESAS, RESCOM" – Dilnei Lorenzi. Cada Inspetoria, através de um representante, teve a oportunidade de destacar as próprias realizações e apresentou os educadores que estavam presentes no Congresso. A celebração do primeiro dia foi realizada no Auditório Maria Auxiliadora e no segundo dia no Santuário Dom Bosco.
     Concomitantemente, no Colégio Dom Bosco, foi realizada a Jornada Juvenil Salesiana com a mesma temática do Congresso e teve a participação de 410 jovens do país. Com a assessoria do Pe. João Carlos Ribeiro e sua Banda, foi montado um grande musical utilizando os temas dos conferencistas do Congresso Salesiano. As reflexões aconteceram de forma descontraída, lúdica e dinâmica com músicas, reflexões, danças e intensa participação dos jovens. Os dois encontros foram finalizados com um grande musical apresentado para os jovens e para os educadores.
     No dia 28 de agosto foi realizada a caminhada com Dom Bosco, que partiu do santuário Dom Bosco, passou pela catedral de Brasília e seguiu até a ermida Dom Bosco, em um percurso de 18km e com a participação de cerca de 1.600 pessoas. A caminhada foi encerrada com a Eucaristia presidida pelo arcebispo de Brasília D. Sérgio da Rocha, na qual esteve presente também o governador do Distrito Federal, Sr. Agnelo Queiroz. No final da celebração, um helicóptero da Polícia Federal derramou, sobre a ermida e sobre os participantes, uma chuva de pétalas de rosas.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>