Sintonia Online

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 03 e 04/09/2011 – “Vocações” foi o tema central do Encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 03 e 04/09/2011 – “Vocações” foi o tema central do Encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

     A manhã do sábado, dia 03, iniciou com um momento de oração, canto e leitura do Evangelho de Lc 6, 1-5, seguido de uma reflexão, sob a responsabilidade da Ir. Carmen Demarchi. "Somos convidados a evangelizar educando e a educar evangelizando", essa foi uma das mensagens deixadas pelas Ir. Carmem. A Coordenadora do Encontro das Equipes, Ir. Maria Alzira Souza e Silva, e o vice-Inspetor, P. Asídio Deretti, também proferiram palavras de acolhimento ao grupo.
     A Coordenadora Pedagógica do Colégio Santa Teresa de Jesus, localizado na Zona Sul de Porto Alegre, Ir. Alecsandra Pina de Oliveira, da Congregação Teresiana, foi a palestrante do dia, abordando a temática "Discípulos missionários a serviço das vocações".
     Entre os assuntos abordados, a Ir. Alecsandra motivou o grupo para um momento de discussão sobre o "despertar da vocação de um jovem. O que estamos fazendo para isso?" Onde estão as nossas vozes proféticas?".
     A partir dessas e outras questões indagadas ao grupo, a palestrante propôs uma atividade prática: colocar as respostas e/ou as inquietações em forma de desenhos em cartazes que ela trouxe. Como estímulo, a Ir. Alecsandra apresentou cartazes produzidos pelos seus alunos na Escola onde trabalha. Após, os pequenos grupos apresentaram e explicaram os seus desenhos e contextos.
     Na parte da tarde, a palestrantre continuou a sua fala, ainda, apresentando uma reflexão sobre o jovem e das pessoas que trabalham com ele. "Como deve ser a característica das pessoas que devem trabalhar com os jovens? Animadores animados e resolvidos. Pessoas que têm carisma".
     A Ir. Alecsandra apresentou a fala do P. Agenor Brighenti, em vídeo, sobre o trabalho Pastoral. O P. Agenor é doutor em Ciências Teológicas e Religiosas, especializado em Pastoral Social e Planejamento Pastoral e licenciado em Filosofia. Atualmente, é professor de Teologia no Instituto Teológico de Santa Catarina (Itesc) e na Universidade Pontifícia do México (UPM)), Presidente do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB, membro do Comitê Executivo Latino-americano da Ameríndia e do Comitê Organizador do Fórum Mundial de Teologia e Libertação. Foi perito do Celam na Conferência de Santo Domingo e da CNBB em Aparecida.
     "Precisamos conhecer o contexto social e econômico para inserir a palavra de Deus, mesmo nesse mundo individualista (…). Vivemos em uma sociedade de efêmeros e isso provoca um esvaziamento das Instituições. A Igreja precisa criar laços de fraternidade e não apenas esperar as pessoas, mas sim ir à busca dessas pessoas (…). A realidade das vocações no dia de hoje (…). Uma das características do nosso tempo é a anemia espiritual. Há uma sede de Deus, porém, a fé é o segundo produto mais rentável do mundo, tendo como base o mundo capitalista. Muitos se aproveitam da sede de Deus que as pessoas têm. (…). A Valorização da Imagem (…). A religião vai muito além da imagem, atinge o simbólico". Essas foram algumas das declarações apresentadas no vídeo pelo P. Agenor, encerrando a palestra da Ir. Alecsandra.
     A última atividade dos grupos, separados por equipes, desse dia foi responder a um questionário envolvendo o trabalho com as Vocações. Após, todas as respostas foram compartilhas com o grande grupo. O encerramento desse dia 03 culminou com a Celebração Eucarística, presidida pelo P. Sérgio Ramos de Souza.
     A manhã do domingo, dia 04, iniciou com a Celebração Eucarística, dirigida pelo Inspetor, P. Orestes Carlinhos Fistarol, que declarou: "O que nos move nos próximos anos é o bicentenário e o nosso compromisso é conhecer mais Dom Bosco. Queremos chegar em 2015 melhores do que somos hoje e em maior número. Nós acreditamos no nosso carisma. Ele é vivo e atual".
     No momento de informações ao grupo, o S Giovane, responsável pelas inscrições da Jornada Vocacional, trouxe dados do evento, esclareceu algumas dúvidas, junto com o P. Ademir e a Ir. Cristine. O P. Asídio e a Ir. Maria Alzira realizaram com o grupo o agendamento dos próximos Encontros das Equipes para o ano de 2012: o primeiro nos dias 14 e 15 de abril e o segundo, 29 e 30 de setembro. Após isso, as equipes se reuniram para discutirem assuntos pertinentes a elas. Essa reunião iniciou depois do intervalo da manhã e estendeu-se até a tarde.

Ana Paula Megiolaro
Assessora de Comunicação
do Colégio e Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre

Veja o vídeo produzido pelo Jackson Eidam
http://youtu.be/RwhrDjSln3Q

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Porto Alegre – Casa Inspetorial – 03 e 04/09/2011 – “Vocações” foi o tema central do Encontro das Equipes da AJS, AV, AM e CS

Jackson R. Eidam (de Ponta Groosa) disse...

05/09/2011 às 0:00

Parabéns a todos os coordenadores pelo belíssimo encontro e maravilhosa hospedagem.

Parabéns a equipe C S pelo belo trabalho na cobertura e importante participação.

Salve Dom Bosco.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>