Sintonia Online

Massaranduba – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 15 a 18/09/11 – Festas do centenário da Paróquia

Massaranduba – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 15 a 18/09/11 – Festas do centenário da Paróquia

     Após um ano de peregrinação pelas comunidades, a imagem do Sagrado Coração foi levada em viatura do Corpo de Bombeiros de Guaramirim, seguida de carreata festiva pelos demais padroeiros da região. As demais comunidades e as Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade também levaram seus padroeiros em carreata ao espaço da festa. Todos foram recepcionados pela Banda Marcial Municipal Ministro Pedro Aleixo. Após a missa solene com participação em peso dos fiéis da Paróquia, houve o lançamento do Livro: “Uma História Centenária” que fala como foi o início da vida da paróquia e também sobre a vida dos fundadores. Houve abertura dos estandes de exposição e das barracas com variedade de guloseimas e gastronomia.

(Sexta-Feira – 16/09)
Às 09:h00m teve início a visitação dos alunos das escolas do município, onde crianças e adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer as Comunidades e seus Padroeiros. Após esta apresentação, puderam visitar os estandes e tomar lanche. No período da tarde foi a vez dos Grupos da Terceira Idade, do Apostolado da Oração e dos Clubes de Mães. Participaram da missa que foi presidida pelo Vigário Geral, P. Ademir José Ronchi. Após a celebração houve tarde dançante e bingo. Às 20h00m P. Reginaldo Manzotti presidiu a Missa da Família seguida de show com um público muito animado, estimado em cinco mil pessoas.

(Sábado – 17/09)
P. Asídio Deretti, pároco emérito da Paróquia, presidiu a missa para crianças e adolescentes às 09h00m. Em seguida houve a Primeira Volta Ciclística do Sagrado com a participação de cerca de 120 ciclistas. Durante a tarde houve várias atividades: às 14h00m, noventa e cinco trilheiros invadiram os festejos. Depois partiram para a Primeira Trilha do Sagrado, atravessando as lamas dos prados e colinas. Os jovens se encontraram para a Gincana Jovem. Grupos de Carroceiros fizeram desfile do Posto Barricão até o Centro de Eventos.
E, às 17h00m, padre Osvaldo Bisewski, natural de Massaranduba, presidiu a missa sertaneja com o estádio lotado. O Bingo Beneficente teve início às 19h30m.

(Domingo – 18/09)
O ponto alto das festividades aconteceu no domingo com a missa solene das 09h30m, presidida por Dom Irineu Roque Scherer, bispo Diocesano e a presença do Inspetor Salesiano padre Orestes Carlinhos Fistarol e mais 19 sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas. A presença de 121 ministros da Eucaristia, fardados a rigor e compenetrados da missão. A animação ficou por conta do Coral Infantil Paroquial de 200 vozes. Crianças trajadas representando os 26 padroeiros acompanharam a entrada do Sagrado Coração de Jesus e dos sacerdotes. O Sr. João Lubawski, que irá completar 100 anos de vida em outubro, acompanhado de familiares, fez a entrada da Palavra. No final da missa houve homenagens e coreografia apresentada pelas crianças que representavam os padroeiros. O bispo abençoou Thiago Wenk, criança de três meses como símbolo do início do novo centenário, bem como o Sr. João Lubawski representando o centenário comemorado. Após a celebração houve almoço com acepipes para todos os exigentes paladares, apresentações culturais e visitas aos estandes, parque de diversões e diversas barracas com guloseimas.

VISITA DO PADROEIRO À COMUNIDADE DE RIBEIRÃO WILDE
No dia 20/09, após duas semanas de encontros e orações, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Alto Guarani-Mirim levou em carreata festiva o Padroeiro até a também Comunidade Nossa Senhora Aparecida de Ribeirão Wilde. Ao chegar, foram recebidos com emoção e muita festa. Houve missa presidida pelo pároco, P. Enri Clemente Leigman e após a celebração a confraternização deu-se no salão de festas.

O PADROEIRO VISITA A ÚLTIMA COMUNIDADE DA PARÓQUIA
Como aconteceu nas outras visitas, o povo de Ribeirão Wilde teve duas semanas de renovação na fé, encontros e orações aos pés do Sagrado Coração de Jesus. No sábado, orações para a despedida e ornamentação de carros e do caminhão para a carreata que levaria o Padroeiro à última comunidade: São João Bosco – Ribeirão da Lagoa.
Mais duas comunidades se encontraram para celebrar juntas a devoção ao Sagrado Coração. Os fiéis de outras comunidades também participaram em peso. A igreja lotou. Após a missa, todos confraternizaram no salão de festas. Esta Comunidade ficaria em oração até o dia 15/09, quinta-feira, dia em que levaria o Padroeiro para as celebrações de encerramento do ano do centenário.

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Massaranduba – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 15 a 18/09/11 – Festas do centenário da Paróquia

Ir. Ercilde Moratelli, fma (de Cambe, PR) disse...

24/09/2011 às 0:00

Parabéns aos Salesianos pelos 50 anos de presença na bela Massaranduba.Terra que de onde saíram numerosas vocações para o Sacerdócio, Vida consagrada para tantas famílias religiosas.
Parabéns pela magnifico programa das celebrações!!!
Com certeza foi um tempo de retomada de fé nas coisas de Deus e do nova evangelização.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>