Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 25/09/2011 – Prof. Rafael Zaneti realiza palestra no Colégio Salesiano Dom Bosco

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 25/09/2011 – Prof. Rafael Zaneti realiza palestra no Colégio Salesiano Dom Bosco

     O Prof. Rafael fez uma breve apresentação de sua trajetória tanto de ensino como profissional, além de falar sobre seus projetos envolvendo o estudo do uso da água, principalmente na água que é usada para lavar carros. Dados de uma pesquisa revelaram que a frota de veículos em 2011 é superior a 65 milhões e esses consomem 7 milhões de metros cúbicos de água por mês. "Com esses dados buscamos, através da pesquisa, soluções para preservar o meio ambiente", afirmou.
     O profissional também discorreu sobre as grandes possibilidades de desenvolver pesquisas na área da engenharia, em função das inúmeras opções de atuação no mercado de trabalho. Além citar as áreas mais científicas, como o Mestrado e Doutorado, e abordando em sua explanação as instituições que fomentam a pesquisa no Brasil.
     Abordou, em sua palestra, as inúmeras leis que induzem uma reestruturação no modo de vida das pessoas, empresas, em geral, como, por exemplo, a Lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010, que instituiu a política nacional de resíduos sólidos. Enfim, apresentou algumas leis que envolvem diretamente o trabalho de um engenheiro, sobre a água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.
     Apresentou os inúmeros cursos de Engenharia ofertados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e citou algumas das possíveis atuações de cada um deles no mercado de trabalho. Destacou o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária oferecido pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Um pouco mais sobre o Palestrante    
 
É ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre e voltou ao Colégio para conversar com os estudantes um pouco da sua história profissional. Ele possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado em Tecnologia Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais – PPGEM/UFRGS. Tem experiência na área de tratamento para reuso de água, com ênfase em floculação-flotação. Atualmente, é doutorando no Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental – LTM (PPGEM/UFRGS) e responsável técnico pela empresa Hidrocicle Ind. e Com. Ltda.     O Prof. Rafael, além de pesquisador, é um empreendedor. Ele ajudou a criar um novo sistema para lavagem dos trens urbanos de Porto Alegre. Isso rendeu uma reportagem no jornal Correio do Povo, do mês de junho deste ano. A repórter responsável pela matéria, Cristine Kist, afirmou que "ele é um dos muitos jovens empreendedores que resolveram investir em negócios sustentáveis".

Visualize a matéria do Correio do Povo no link abaixo:
http://www.faculdadedombosco.edu.br/noticias-detalhes.php?id=949

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>