Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 20/10/11 – Projeto Voluntariado Social em Itajaí

Itajaí – Parque Dom Bosco – 20/10/11 – Projeto Voluntariado Social em Itajaí

     Clemar Antonio Bianchi, do Serviço de Orientação Pastoral do colégio, explica que esta ação faz parte do Projeto Voluntariado Social, promovido para despertar a construção de um projeto pessoal de vida. “No Ensino médio deste ano, realizamos um projeto de orientação vocacional e profissional durante 4 meses,” declara.

     Segundo ele, o projeto foi dividido em dois momentos. O primeiro ficou caracterizado pela visita em quatro instituições sociais com focos e públicos distintos. APAE, que atende pessoas portadoras de necessidades especiais, Asilo Dom Bosco, que recebe idosos, CREDQ que tem o foco de atendimento em adolescente e jovens dependentes químicos e Parque Dom Bosco que oferece atividades de contraturno escolar para crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social.

     Clemar esclarece que este momento foi de visitação e interação direta com cada realidade. “O tempo foi organizado privilegiando momentos de condução do processo por ambas as partes, tendo como riqueza conduzir e ser conduzido. Cada jovem fez registros com o objetivo de perceber que cada realidade tem um foco”, afirma.

     Para Clemar o fio condutor foi o autoconhecimento tendo em vista o projeto pessoal de cada um. “Nas discussões, fomentou-se a possibilidade de fazermos um projeto a partir da nossa realidade em instituições que desempenham um trabalho voltado para esta dimensão, sendo chamado de “VOLUNTARIADO SOCIAL”.

     Segundo Clemar este projeto procura dar uma resposta a sociedade individualista e egocêntrica, através de ações de solidariedade e gratuidade por parte da juventude. “Ele nasce em função de tantas situações em que a vida e o amor encontram-se ameaçados. Os jovens procuram conhecer esta realidade, interagir de forma gratuita e solidária, e ao mesmo tempo pensar no seu projeto de vida. Esperamos atingir nossos objetivos, auxiliar os mais necessitados e aprender com o voluntariado social”, enfatiza.

     O orientador explica também que o segundo momento será de voluntariado propriamente dito. “O jovem depois de conhecer as diversas realidades, poderá optar por uma e poderá fazer um processo mais direcionado e intenso por um determinado período. Aqui o jovem passa a realizar regularmente o voluntariado, assinando termo de compromisso e responsabilizando-se especificamente a uma instituição, com dia, hora e função previamente determinada”, finaliza.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>