Sintonia Online

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 07/11/2011 – Colégio firma parceria com Projeto Pescar

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 07/11/2011 – Colégio firma parceria com Projeto Pescar

     Há quatro meses a Direção do Colégio e a Assistente Social, Dinamara Carboni, articularam com um dos responsáveis pelo Projeto Pescar, Moises de Almeida Vargas, a possibilidade de implantação de uma unidade do Projeto Pescar no Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre, contando com a parceria de mais duas empresas: a Ruá – Solução em Gestão Empresarial e a pbi – Segurança Digital.
     Então, em mais uma reunião de articulação ocorrida no dia 07, onde estavam presentes o Diretor do Colégio, P. Lino Fistarol, o vice-Diretor, Prof. Oswaldo Dalpiaz, a Assistente Social, Dinamara, o Diretor de Mercado da empresa Ruá, Sr. Ivanir Antoninho Ziliotto, o Diretor da pbi, Sr. Rodolfo Dhein, a Diretora de Marketing e Qualidade, Celícia Maria Osmarini, e a Analista de Qualidade, Bibiana Piovezan, que também será a articuladora entre as empresas parceiras, o Colégio firmou a parceria com o Projeto Pescar, juntamente com as empresas Ruá e pbi.
     De acordo com a Assistente Social, Dinamara, o principal objetivo dessa ação vem ao encontro da proposta de Dom Bosco em dar educação profissionalizante aos jovens, proporcionado a eles a inclusão social pela qualificação profissional.

Fundação Projeto Pescar

     A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como Mantenedoras empresas e instituições privadas e públicas. Instituída em 1995, tem o foco de disseminar o modelo pioneiro de Franquia Social e replicar a Tecnologia Social desenvolvida com o Projeto Pescar no Brasil. Seu principal objetivo é sensibilizar e envolver organizações no resgate da cidadania e na preparação de adolescentes em vulnerabilidade social por meio do exercício de uma profissão, promovendo assim sua inclusão social.
     A expertise do Projeto Pescar, nestes 35 anos dedicados à educação e capacitação profissional, é hoje compartilhada com as Franqueadas que mantêm suas próprias Unidades Pescar e encaminham os Jovens formados ao mercado de trabalho. Já passaram pelas Franqueadas da Rede Pescar 17.479 Jovens, que hoje conta com 145 Unidades nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Brasília (DF). A expansão nacional da Rede Pescar e a ampliação da oferta de vagas são metas permanentes da Fundação Projeto Pescar.
     Possui representação em Porto Alegre e mais cinco Estados: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Cada um destes locais é coordenado por um colaborador da Fundação.
     É Certificadora do Programa de Aprendizagem Profissional – Jovem Aprendiz (Lei nº 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº 5.598/2005) e possui seu modelo próprio chamado Jovem Aprendiz Pescar.
e possui seu modelo próprio chamado Jovem Aprendiz Pescar.A entidade foi declarada de Utilidade Pública pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Estado do Rio Grande do Sul (Registro nº 311538); de Utilidade Pública Federal (Portaria n° 1522 de 08/11/02, publicado no D.O.U de 11/11/02); Declarada de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 10052 de 22/09/06). Está devidamente inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social de Porto Alegre/RS, sob o número 275/05-R, conforme Resolução nº 021/2005 (Diário Oficial de Porto Alegre de 08/3/2005).

O que é o Projeto Pescar?

     O Projeto Pescar é um sistema pioneiro de Franquia Social, onde as organizações que compõem a Rede Pescar abrem espaço em suas dependências para a formação pessoal e profissional de adolescentes em vulnerabilidade social.
     Os cursos oferecidos contemplam áreas de formação profissional. Após o período de 8 a 11 meses de qualificação profissional e a formatura na Unidade Pescar, estes Jovens são encaminhados para o mercado de trabalho.
     É importante salientar que o Projeto Pescar estimula nos Jovens a responsabilidade individual, o que reforça sua cidadania.
(Informações retiradas do site www.projetopescar.org.br)

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>