Sintonia Online

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 21/11/11 – O 9º ano do EFF pensando o seu “Projeto de Vida” a partir do livro de ERE da R S E

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 21/11/11 – O 9º ano do EFF pensando o seu “Projeto de Vida” a partir do livro de ERE da R S E

"A árvore se conhece pelos frutos". Após estudo do capítulo, foi feito a pergunta: "Que árvore queremos ser?" E com essa interrogação a turma começou a caminhar para fazer os primeiros ensaios de um "Projeto de Vida":
- 1º passo: Pesquisar a vida de uma pessoa que, no seu ponto de vista, "deu bons frutos". Descrever as ações e justificar a escolha.
: Pesquisar a vida de uma pessoa que, no seu ponto de vista, "deu bons frutos". Descrever as ações e justificar a escolha.- 2º passo: Fazer um portfólio para refletir sobre:
: Fazer um portfólio para refletir sobre:. Como gostaria de estar daqui a 10 anos?
. Como gostaria que os outros me vissem daqui a 10 anos?
. O que preciso fazer para alcançar meu sonho … no âmbito familiar?
. O que preciso fazer para alcançar meu sonho … no âmbito escolar?
. O que preciso fazer para alcançar meu sonho … no âmbito das amizades?
. O que preciso fazer para alcançar meu sonho … no âmbito profissional?
. O que preciso fazer para alcançar meu sonho … no âmbito do envolvimento político, social, ambiental, …?
. O que fazer para alcançar meu sonho … no âmbito do cultivo de minha espiritualidade?
- 3º passo: Como está a árvore de minha vida?
: Como está a árvore de minha vida? . Raízes (= crenças)
. Tronco (= certezas)
. Galhos (= amigos, familiares, …)
. Folhas (= sonhos, esperanças)
. Frutos (= atitudes, ações, …)
- 4º passo: Após realização do trabalho um encontro com representantes da administradora, do pedagógica e da pastoral para uma conversa informal sobre o trabalho feito.
: Após realização do trabalho um encontro com representantes da administradora, do pedagógica e da pastoral para uma conversa informal sobre o trabalho feito. Trabalho cuja conclusão se resume em algumas falas: "Parar para pensar em mim! Algo estranho, mas que chamou minha atenção". "Acho que nunca pensei tanto em mim mesmo e na conseqüência de minhas escolhas". "Queremos continuar no ano que vem!". São momentos como estes que nos ajudam a aproximar o aluno, de uma proposta de educação, que vai além do vestibular, diz a professora de ERE Neide Maria Machado.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>