Sintonia Online

Brasília – 21 e 22/11/11 – SALESIANOS E SALESIANAS FUNDAM REDE

Brasília – 21 e 22/11/11 – SALESIANOS E SALESIANAS FUNDAM REDE

     No primeiro dia, os seis inspetores, com a presença do Conselheiro Regional para a América – Cone Sul, Pe. Natale Vitali – que representou o Reitor-Mor, Pe. Pascual Chávez Villanueva – reuniram-se para avaliar, encaminhar e aprovar diversas ações conjuntas das Inspetorias. Também houve um momento no qual os três salesianos que trabalham na sede da CISBRASIL apresentaram os projetos para 2012.
     No dia 22, partindo de experiências de ações conjuntas bem sucedidas, os SDB e as FMA fundaram a REDE SALESIANA BRASIL (RSB), que a partir desta data assume um caráter legal de nova Associação.
     Há quase 10 anos, os Salesianos de Dom Bosco e as Filhas de Maria Auxiliadora iniciaram um trabalho em rede reunindo as suas Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Imagem de Dom Bosco chega a Brasília para substituir réplica na Catedral

     Dom Bosco nasceu em Castelnuovo D´Asti – Itália, em 1815 e faleceu em Turim, em 1888. Ainda menino já tinha o desejo de tornar-se padre, pois queria trabalhar com crianças e jovens. Em 1859, fundou a Congregação Salesiana e chamou de Salesianos a seus seguidores, em honra a São Francisco de Sales (Sociedade de São Francisco de Sales).
     “Aparecerá aqui a terra prometida que vai jorrar leite e mel. Será uma riqueza inconcebível”, dizia Dom Bosco, diante do globo terrestre no seu escritório, em 1883. Dias antes, havia sonhado com uma viagem à América do Sul em que contemplava grandes planícies, florestas e lagos. Brasília surgiu exatamente no período e espaço delimitado pelo seu sonho. Dentre os que viam Dom Bosco uma alusão ao surgimento da capital, estava o Dr. Israel Pinheiro, que foi o responsável pela concretização do projeto. Com o objetivo de colocar as obras da nova capital sob a proteção de Dom Bosco, Israel Pinheiro determinou que o primeiros materiais de construção que chegassem ao canteiro seriam para a construção de uma ermida em honra a Dom Bosco.
     No dia 10 de junho de 1962, em ato solene, juntamente com a Virgem de Aparecida, Dom Bosco foi proclamado segundo Patrono de Brasília.
     A Imagem de Dom Bosco chegou de Roma no dia 19 de novembro e irá ficará no Brasil para substituir a réplica que estava na catedral de Brasília (BRASIL). Esta imagem foi entronizada no dia 29 de agosto de 2010, pelo arcebispo Dom João Braz de Aviz e sua chegada à capital contou com a presença do 9º Sucessor de Dom Bosco, o Reitor-Mor – Pascual Chávez Villanueva e da Família Salesiana do Brasil.
A estátua foi esculpida por Mauro Baldessari, artista de Turim (ITÁLIA). É uma peça única, em mármore de carrara, pesando duas toneladas. O lado direito da imagem corresponde a cenas que representam os sonhos de Dom Bosco e o lado esquerdo apresenta a imagem da Catedral de Brasília entre os números dos graus quinze e vinte. A mão direita de Dom Bosco está em posição de acolhida dos visitantes que entram na Catedral e a esquerda aponta para o altar onde se encontram Jesus Cristo na Eucaristia e Nossa Senhora Aparecida – Padroeira de Brasília. O corpo esculpido com uma forte concavidade representa sua doação total aos jovens.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>