Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 10/12/2011 – III FRATERBOSCO proporcionou uma reflexão sobre o tema da CF 2012

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre – 10/12/2011 – III FRATERBOSCO proporcionou uma reflexão sobre o tema da CF 2012

     O Coordenador da Pastoral Universitária, Prof. Renato Ferreira Machado, fez a abertura do encontro, com a apresentação do Hino da CF 2012. Após, a Profa. Débora Grivot realizou a leitura de um trecho do Evangelho que falava sobre saúde.
     O Coordenador retomou a palavra e conduziu um momento de reflexão a respeito da palavra de Deus e da letra do Hino da CF 2012. "Precisamos refletir sobre a saúde na nossa vida, no trabalho, em tudo o que fizemos". Depois de algumas preces, realizadas pelos presentes, o grupo rezou junto a Oração da CF 2012.
     O Diretor da Faculdade, P. Dr. Marcos Sandrini, explicou o objetivo da Campanha da Fraternidade e disse que todos os locais do Brasil as pessoas podem visualizar o cartaz da Campanha e cantar o Hino da CF 2012. "Essa campanha não é sobre doença, é sobre a saúde. Temos que refletir sobre isso", ponderou.
P. Marcos apresentou os palestrantes do encontro, os médicos Dr. Ângelo Zambam Mattos e Dr. Marcelo Melgares. Eles receberam do P. Marcos o texto da CF 2012 e tinham a tarefa de refletirem sobre o conteúdo desse texto em suas vidas e trazerem algo para esse encontro.
     O primeiro a falar foi o Dr. Ângelo Zambam Mattos, que pertencia ao Grupo de Jovens da Paróquia São Manoel. Ele fez Medicina Interna e se especializou em Gastroenterologia.
     "Que a gente possa, dentro da nossa realidade, estender a mão a quem precisa", essas foram algumas das primeiras palavras do Dr. Ângelo em sua explanação. Ele também citou a Constituição, onde a Saúde é direito de todos nós e dever do Estado, mas, também de cada um nós, onde cada um em sua área deve fazer a sua parte.
     Após um breve relato da história do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, disse: "é importante que a gestão da saúde seja feita em nível Federal, Estadual, mas, também, em Municipal, em função das peculiaridades de cada local". Ainda, apresentou os pontos positivos e negativos do SUS.
"Em torno de 40% da população brasileira tem algum tipo de convênio na saúde privada no país", afirmou o Dr. Ângelo, que falou dos pontos positivos e negativos desses planos de saúde.
     Conduzindo para o final de sua fala, com tudo o que apresentou, Dr. Ângelo fez uma pergunta: "E o que os Cristãos podem fazer do ponto de vista prático?". Um dos tópicos abordados por ele foi a Pastoral da Saúde, onde são realizadas ações para modificar as realidades.
     O segundo palestrante foi Dr. Marcelo Melgares, que quando jovem participou da Pastoral da Juventude, tornando-se Católico na Adolescência. Fez a Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP) e residência em Saúde da Família no Hospital de Clínica de São Paulo.
     Durante a sua explanação apresentou duas frases que não fundamentais em sua profissão, segundo ele:
     "A função do médico é curar, às vezes; aliviar, frequentemente; confortar, sempre" O.W. Holmes (Século XIX).
     "O segredo do cuidado com o paciente está em cuidar do paciente" F. W. Peabody (1925).
     De acordo com o Dr. Marcelo, "a Quaresma é o caminho que nos leva ao encontro do Cristo-Ressuscitado. A Igreja deseja sensibilizar a todos sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência da Saúde Pública".
      O Dr. Marcelo explicou que a CF 2012 visa a saúde integral, que há muito tempo vem sendo considerada uma das principais preocupações da população brasileira. O principal intuito da CF 2012 é "refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos e mobilizar por melhorias do sistema público de saúde", ponderou.
     Ele finalizou a sua fala dizendo que "a saúde é uma coisa que a gente tem que se preocupar desde o útero. Saúde é muito mais que ausência de doença".
O Diretor P. Marcos agradeceu a presença de todos, em especial a dos palestrantes, que receberam o Calendário de Nossa Senhora Auxiliadora para 2012, além de outras lembranças da Faculdade. P. Marcos pediu a bênção de Nossa Senhora Auxiliadora para os médicos palestrantes, e também para os presentes.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>