Sintonia Online

Viamão – Novo Lar – 21 e 22/03/2012 – Formação Campanha da Fraternidade 2012

Viamão – Novo Lar – 21 e 22/03/2012 – Formação Campanha da Fraternidade 2012

     Foram nas tardes dos dias 21 e 22 de março (terça-feira e quarta-feira, respectivamente) que aconteceu a formação para os educandos do Novo Lar que trabalhou o que nos é proposto refletir para a Campanha da Fraternidade 2012: Fraternidade e Saúde Pública.
     Com o objetivo de oferecer para os jovens uma dinâmica significativa, a Pastoral montou no Novo Lar ambientes de hospital para trabalhar os três passos para o enfrentamento dos problemas relacionados à saúde brasileira: o ver, o julgar e o agir. Cada detalhe foi minuciosamente pensado, tornando visualmente os ambientes de formação muito ricos: havia cartazes e folders de prevenção de doenças, equipamentos que simulavam aparelhos médicos, figurantes representando enfermos, além dos assessores das oficinas estarem caracterizados como médicos.
     A formação foi dividida em duas etapas: na primeira, os jovens receberam uma ficha com seus nomes, enfrentaram uma fila para passar por um processo onde foram pesados e medidos e depois, novamente tiveram que enfrentar uma fila para esperar a próxima etapa. A idéia era fazer com que eles vivenciassem um pouco da realidade para conseguir uma consulta nos hospitais, e para isto espontaneamente era encenado um pouco do que se passa nas longas filas a espera de um atendimento; na segunda etapa, os educandos foram divididos em três grupos e cada grupo foi direcionado para uma oficina, onde trabalhavam um tema e depois partiam para outra, passando assim pelas três oficinas.
     Cada oficina representava um ambiente diferente de hospital. A oficina que trabalhava o ver representava a recepção, e desenvolveu um pouco a questão do ver a realidade da saúde brasileira através de vídeo e trazendo dados estatísticos. O Julgar representou uma sala de emergência, que através de encenação e reflexão mostrou a relação entre homem e Deus, de maneira especial nos momentos de enfermidades. O agir, representando o quarto de hospital, provocou os jovens a agir perante a realidade da saúde brasileira, principalmente por meio da prevenção e do cuidado com a própria alimentação. 
     A formação terminava com a conclusão a partir de tudo que foi trabalhado nas oficinas e com a Oração da Campanha.

Galeria de Imagens
Comentários

3 comentários em “Viamão – Novo Lar – 21 e 22/03/2012 – Formação Campanha da Fraternidade 2012

Teylor de Carli (de Curitiba - PR) disse...

28/03/2012 às 0:00

Que alegria ver o bonito trabalho que está sendo feito em Viamão. Fiquei muito feliz com essa formação sobre a Campanha da Fraternidade. Que Deus abençoe todos os que se envolveram neste trabalho e dê perseverança aos jovens que participaram deste momento. A todos um forte abraço.

Responder

Karina (de Joinville/SC) disse...

29/03/2012 às 0:00

Muito criativo, Parabéns!

Responder

Sara Moraes (de Cambé PR) disse...

31/03/2012 às 0:00

Que bom ver que o Novo Lar cresce com a reflexão da Campanha da Fraternidade, belo trabalho este que esta sendo realizado, fazendo este tipo experiências os jovens poderão refletir melhor sobre o tema.
Parabéns a todos que preparam este momento e a todos que participaram bem, que realmente refletiram.

Abraço a todo pessoal do Novo Lar.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>