Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 20/04/12 – Homenagem ao Ministro José Néri da Silveira

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 20/04/12 – Homenagem ao Ministro José Néri da Silveira

     Como primeiro ato da homenagem foi composta a mesa com os convidados P. Orestes Carlinhos Fistarol, Inspetor Salesiano da Inspetoria Salesiana São Pio X e presidente da Mantenedora de nosso Faculdade para presidir a sessão. Participaram igualmente da mesa o Professor Ingo Wolfgang Sarlet, palestrante da sessão, P. Marcos Sandrini, Diretor da Faculdade e o nosso homenageado, o Dr. José Néri da Silveira e sua digníssima esposa, D. Ilse Maria Dresch da Silveira.
     O Professor Ingo Wolfgang Sarlet, Juiz de Direito e Professor de Direito Constitucional brindou-nos com uma palestra sobre aspectos importantes na abordagem da Constituição Brasileira.
     Logo após, o P. Orestes Carlinhos Fistarol, em nome do Reitor-Mor dos Salesianos entregou ao Ministro a Medalha do Mérito Dom Bosco. Foi lida uma mensagem especial dirigida pelo P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-Mor dirigida ao ministro. A razão da condecoração foi o fato de o Ministro ser ex-aluno salesiano do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora de Bagé, como aluno interno durante sete anos. Em anexo colocamos a belíssima carta que o Reitor-Mor dos Salesianos dirigiu ao Ministro.
     O atual presidente do Centro Acadêmico José Néri da Silveira do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre, o acadêmico João Rodrigo da Luz, fez sua saudação ao Ministro em nome de todos os acadêmicos da nossa Faculdade. Após a saudação a acadêmica Verônica da Veiga entregou um buquê de flores para a esposa do ministro, D. Ilse Maria.
     O jovem Mateus Oliveira fez a leitura de um trecho do discurso proferido pelo Sr. Ministro, por ocasião de sua posse como Presidente do Supremo Tribunal Federal, em 14 de março de 1989.
     Um grupo de acadêmicos (Gérson F. Rodrigues, João Rodrigo da Luz, Verônica Veiga dos Santos e Felipe P. Mallmann) preparou com muito carinho um vídeo com depoimentos de amigos e familiares, pessoas muito significativas desde a sua infância em Lavras do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Foi um momento de grande comoção geral vivido pelos participantes da sessão solene.
     Para surpresa de todos esteve presente e tomou a palavra a Ministro Paulo Brossard que foi professor de José Néri da Silveira quando acadêmico do curso de Direito da PUC. Revelou que sua grande alegria foi ter sido acolhido no Supremo Tribunal Federal por seu aluno já ministro.
     O Ministro José Néri recebeu o primeiro exemplar do livro Democracia e Constituição – Estudos em homenagem ao Ministro José Néri da Silveira, organizado pela professora Hella Isis Gottschefsky. Ato contínuo tomou a palavra do Ministro ressaltando sua grande alegria por receber esta homenagem numa casa salesiana de Dom Bosco. Referiu o Ministro que a educação que recebeu em casa de seus pais teve continuidade na casa de Dom Bosco. Revelou também o Ministro José Néri sua alegria por poder fazer parte do Projeto de criação e implementação do curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.
     A solenidade terminou com muitas fotos do Ministro José Néri da Silveira com os participantes da sessão solene.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>