Sintonia Online

Itajaí – Parque Dom Bosco – 24/05/12 – Lar Padre Jacó na Rádio Conceição FM

Itajaí – Parque Dom Bosco – 24/05/12 – Lar Padre Jacó na Rádio Conceição FM

Ela explica que o Padre Jacobus Hendrikus Koopmans, Pároco da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no município de Itajaí em meados dos anos 70, percebeu a difícil realidade enfrentada por crianças e adolescentes da região. “As famílias de baixa renda eram a maioria compostas por migrantes das regiões mais pobres do estado em busca de melhores condições de vida. Para auxiliar essas famílias que formavam núcleos de pobreza o padre buscou concretizar o ideal que pautou sua vida até os últimos dias”, declara.

A profissional esclarece também que em 1981 o padre criou uma "associação para atendimento ao menor" junto com um grupo de pessoas da comunidade. “A criação oficial dessa associação, no entanto, somente ocorreu em 02 de abril de 1982, após a morte do Padre Jacobus. Assim nasceu a Associação Pró-Menor Lar Padre Jacó atendendo a uma aspiração expressa do sacerdote”, enfatiza.

No período que antecedeu a morte do padre, a instituição foi entregue para a Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora com atendimento a 25 crianças. “Com a criação e publicação do Estatuto da Criança e Adolescente a entidade passou a rever sua atuação baseada nos preceitos da nova lei e buscou um direcionamento no sentido de empreender um trabalho articulado com a família, à escola e a sociedade. E a partir de 1995 já com a devida adequação das dependências foi possível iniciar o trabalho hoje desenvolvido”, ressalta.

E no dia 31 de maio a Rádio Conceição FM 105,9, recebeu Mirella Cursino da Silva que é Especialista em ensino de ciências pelo Instituto Federal de Santa Catarina e possui graduação em Ciências Biológicas com habilitação em licenciatura plena pela Universidade do Vale do Itajaí, Univali. Atualmente, Mirella é coordenadora do Programa de Cidadania Socioambiental – Socioambientar: Multiplicando Sonhos em Itajaí. Mirella também é colaboradora da Rede Meros do Brasil onde atua em ações de conservação marinha em Santa Catarina. Ela também tem experiência na área de ensino de ciências, biologia e educação ambiental.

Os dois programas foram apresentados por Padre Edvaldo Nogueira da Silva e Francielle Hilbert, acadêmica de Publicidade e Propaganda.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>