Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 14/06/12 – Encontro com Afonso Murad

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 14/06/12 – Encontro com Afonso Murad

     A conversa foi aberta ao som de uma canção sobre Maria, na ótica de Maria como nossa irmã e não apenas como mãe de Jesus Cristo, o que expressa reconhecimento e pode estimular novas atitudes aos cristãos.
Com uma longa trajetória no campo da Mariologia, Murad enfatizou a necessidade de buscarmos, dentro da fé católica, um ponto de equilíbrio entre a dimensão histórico-crítica e a dimensão devocional ao tratarmos da figura da mãe de Jesus.

     Da mesma forma, o palestrante abordou os aspectos marianos dos evangelhos de Lucas e João: no primeiro, Maria aparece como modelo de discípula e seguidora de Cristo; no segundo, ela e aquela que leva a humanidade ao encontro com Jesus e assume o papel de Mãe da Igreja.

     Segundo Murad, a visão de Maria como irmã é uma visão mais próxima da realidade de quem caminha conosco lado a lado, visão de uma irmã na fé. Essa perspectiva recupera a Maria histórica, como mãe e mulher que se fez discípula do filho durante a caminhada conforme o evangelho de Lucas.

     Por outro lado, Maria como mãe é uma imagem recorrente na sociedade e entre os cristãos em geral. Nesse sentido, Maria é a santa, a virgem e a imaculada que protege aos fiéis como uma mãe protege seu filho.

     A relação com Maria bíblica deve buscar o equilíbrio entre o existencial e o devocional. Maria caminhou na fé como mãe, educadora e aprendiz.

     Durante a palestra também ocorreu à divulgação do livro "Maria, toda de Deus e tão humana", de autoria de Afonso Murad. Um compêndio de Mariologia, que aborda os principais elementos da marialogia contemporânea, nos seus três grandes blocos: Maria na bíblia, nos dogmas e no culto cristão.@

     No decorrer da palestra todos cantaram algumas canções sobre Maria. O encontro encerrou-se com um caloroso debate e esclarecimento de dúvidas sobre os tópicos abordados.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>