Sintonia Online

Ascurra – Colégio São Paulo – 01/08/12 – Projeto Intercâmbio Brasil/Itália

Ascurra – Colégio São Paulo –  01/08/12 – Projeto Intercâmbio Brasil/Itália

01/08/2012 – Mais uma etapa do Projeto de Intercâmbio Salesiano Brasil/Itália, que envolveu alunos de nove municípios do Vale do Itajaí-SC e alunos do Instituto Salesiano Santa Croce, da cidade italiana de Mezzano-IT foi concluída no final do mês de julho de 2012. Depois de seis anos passados desde o início do projeto, nos quais alunos brasileiros receberam os intercambistas italianos em três oportunidades, os alunos salesianos brasileiros puderam visitar a origem de todos os ensinamentos que permeiam o Colégio São Paulo, através do legado de Dom Bosco.

A partida dos alunos foi em 12 de julho, chegando em Milão no dia seguinte. Logo nos primeiros dias, os alunos visitaram o Santuário Basílica Maria Auxiliadora e o Colle Dom Bosco em Turim-IT, onde puderam conhecer os aposentos de Dom Bosco e todo o acervo de objetos e registros históricos dos salesianos. Após esta significativa visita, os alunos foram acolhidos nas casas das famílias envolvidas no projeto de intercâmbio (mesmas famílias que enviaram seus filhos ao Brasil no início do projeto), onde permaneceram por 4 dias para observar, experimentar e vivenciar costumes, culinária e a arte predominante no Vale di Primeiro.

A viagem prosseguiu com a visita a vários pontos turísticos e históricos da Província Autônoma de Trento e, em seguida, da Itália. Os alunos conheceram lugares como a Montanha La Rosetta (com 2.700 metros de altitude), a cidade de Belluno (cidade onde reside Dom Ferdinando, responsável pelo início do projeto em 2006), igrejas históricas como a Catedral de Santo Antonio de Padova e a Basílica de Santa Maria Degli Angeli. Por fim, visitaram lugares mundialmente significativos como o Coliseu, o Vaticano (Praça e Basílica de São Pedro), a Fontana di Trevi e o Palácio Imperial, ambos em Roma.

Depois de 14 dias de viagem, os alunos salesianos retornaram ao Brasil em 27 de julho com a certeza de que todo o trabalho realizado e todo o tempo de planejamento (cerca de 6 anos) valeram à pena. Os jovens, além das experiências turísticas e históricas vivenciadas, puderam compreender o cotidiano de uma das culturas mais antigas do mundo, além de vencer as barreiras do relacionamento (vivendo em novas famílias).

O projeto ainda não terminou. Agora, os alunos têm o compromisso de documentar tudo o que foi vivenciado na viagem, redigindo um livro e apresentando suas experiências aos nove municípios do Vale do Itajaí-SC através de palestras e oficinas. A equipe agradece a todas as pessoas e às entidades que se envolveram neste projeto, possibilitando a realização do mesmo.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>