Sintonia Online

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 19/08/2012 – Candidatos ao Diaconato Permanente recebem o Acolitato.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 19/08/2012 – Candidatos ao Diaconato Permanente recebem o Acolitato.

     Uma celebração linda, rica em detalhes, em que nossos dois candidatos e mais 80 outros de toda a diocese receberam este novo ministério e avançaram mais um passo ao diaconato permanente. Nossa paróquia também se fez presente com muito entusiasmo e qualidade, a animação ficou ao encargo do Coral Jovem da Auxiliadora. A celebração ainda contou com a presença do P. José Hess e diversos paroquianos e familiares dos diáconos. Dom Sergio Arthur Braschi presidiu a celebração e nos explicou as várias funções do ministério. Ministério este que é “um participar em Cristo dentro da Igreja” salientou Dom Sergio.

    E para a alegria de todo o setor3 de nossa diocese, para 2013 já está confirmada a ordenação dos quatro candidatos: Aluisio (Imaculada Conceição), Miranda (Bom Jesus), Augusto e Joanir (Auxiliadora).

      Abaixo para seu esclarecimento as funções gerais do acólito:
É próprio do Acólito cuidar do serviço do altar, assistir ao Diácono e ao Sacerdote nas funções litúrgicas, principalmente na celebração da Missa, além disso distribuir a sagrada comunhão quando for necessário. Também é ministro para expor publicamente a adoração aos fiéis o Sacramento da Sagrada Eucaristia e recolher depois o SSmo (ainda que não possa dar a bênção).
Deve também, se for necessário, instruir os fiéis para certas tarefas ocasionais (assistir ao Sacerdote nas celebrações litúrgicas, levar o Missal, a cruz e as velas, etc). O Acólito está profundamente ligado à instrução dos Sacramentos, sobretudo o da Eucaristia. Preparar e cuidar: Este “preparar” a mesa do altar para as celebrações Eucarísticas, é função essencial do Acólito, “cuidar” de tudo o que se refere ao altar (vasos sagrados, símbolos litúrgicos, ornamentos, hóstias, o pão e o vinho), “Cuidar” de servir ao altar e servir bem, com dignidade, com respeito, para que, por sua simples presença e por suas atitudes e postura, os fiéis sejam levados a descobrir o caráter sagrado da celebração. (Augusto Rotta)

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam
Correção: Maria Cristina Piotrovski

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>