Sintonia Online

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 22/10/12 – Colégio Dom Bosco investe em lousa interativa

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 22/10/12 – Colégio Dom Bosco investe em lousa interativa

     O Colégio Salesiano Dom Bosco inaugurou neste mês de outubro uma nova sala com lousa interativa, equipamento digital que permite a interação com os alunos por meio de jogos e vídeos. A sala está à disposição desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, com o objetivo de aperfeiçoar a dinâmica da sala de aula e tornar as aulas ainda mais interessantes.

     Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental tiveram a oportunidade de serem os primeiros a conhecer o novo recurso, aprendendo o Português e a Matemática através de jogos. A professora Daniela Carpes de Camargo apresentou aos alunos o jogo “Letroca”, onde eles puderam montar palavras em um determinado tempo com a quantidade de letras pedidas pelo jogo. Também fizeram atividades para reforçar o aprendizado do pretérito. Já a professora Clarissa Portugal Petersen utilizou a lousa para exercitar a matemática, com jogos relacionados à multiplicação. “A lousa faz com que as aulas sejam mais animadas, bem como permite maior interação do aluno. Até mesmo aqueles que pouco falam em sala de aula, se soltam na hora de participar das atividades. Todos fazem questão de participar”.

     Para Leila Cunha, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Séries Iniciais do Colégio, esta ferramenta é um bom instrumento pedagógico. “Com a inserção da lousa nas atividades, o professor passa a preparar novos materiais para o ensino, buscando jogos e vídeos na Internet, conseguindo fazer com que o aluno interaja mais e participe das aulas. É um instrumento importante para o professor e para o aluno”, avalia.

Lousa Interativa

     É uma tela magnética que funciona em total interação com o computador. Dessa forma, todo o conteúdo da aula pode ser projetado e, depois, manipulado por meio de canetas especiais, sendo possível utilizar duas canetas simultaneamente, em toda a área ativa da lousa. Além disso, oferece outras possibilidades, que a tornam um instrumento praticamente ilimitado.

     Com a caneta especial é possível escrever na tela e operar qualquer software que esteja em funcionamento. Com isso, o professor pode fazer anotações sobre tudo o que estiver sendo projetado, capturar exemplos na Internet, mostrar imagens e vídeos e realizar experimentos simulados.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>